Dicas de como decorar seu ambiente com formas geométricas

As formas geométricas sempre foram um elemento recorrente na decoração.

Seja em um padrão de papel de parede, usadas como forro do sofá ou transformadas em uma peça funcional de mobiliário de sala, as formas geométricas têm uma qualidade gráfica que pode dar um toque especial a qualquer espaço.

Este tipo de visual nunca passa despercebido e confere aos seus ambientes um efeito diferente e repleto de personalidade.

A aparência em si pode variar dependendo da cor e da escala das formas com as quais você trabalha. Feito em tons suaves ou em uma escala sutil, a vibe pode ser sofisticada e equilibrada; renderizados em tons ousados ​​e designs em grande escala, o efeito pode ser divertido e marcante.

Círculos, quadrados, octógonos, hexágonos, diamantes – a beleza de usar esses motivos para definir seu espaço é que existem tantos caminhos diferentes a percorrer – tanto na forma de padrões quanto de móveis. Assim, são elementos perfeitos para os mais diversos estilos: basta descobrir o que melhor se adapta aos seus ambientes!

Quer entender melhor como formas simples podem transformar completamente a decoração da sua casa e criar um ambiente novo sem precisar de reforma? Confira a seguir!

Por que decorar com formas geométricas?

A geometria em um espaço pode criar um ritmo espacial, que ajuda a mente a processar e definir facilmente seu entorno. Dependendo de como essas formas são usadas, elas podem ter uma influência calmante, criando um espaço ideal para relaxar e descontrair.

Como alternativa, quando usadas de forma ousada, as formas geométricas podem ajudar a criar uma aparência lúdica, como no quarto de uma criança, por exemplo, ou podem criar um impacto bastante forte em uma sala de jantar ou de entretenimento ocasional.

Os padrões geométricos são ótimos tanto para casas modernas quanto clássicas, e sua grande versatilidade significa que podem se adaptar perfeitamente a quase qualquer estilo que você possa imaginar. Essa versatilidade também significa que os padrões geométricos podem ser usados ​​em quase qualquer lugar da sua casa. De cozinhas a quartos, eles se adaptam perfeitamente ao ambiente.

Além disso, não há nenhuma cor que não funcione com a decoração geométrica. Usar cores vivas e alegres como laranja, vermelho, amarelo e roxo ajudará a criar uma sensação mais divertida e moderna – enquanto usar tons mais neutros, como preto e branco, rosa escuro ou azul, criará um visual elegante e discreto que funciona muito bem com o minimalista.

Como decorar com formas geométricas?

As formas geométricas são muito versáteis, podendo ser utilizadas de várias maneiras na decoração. No entanto, quando aplicadas às paredes, são capazes de conferir ao ambiente um visual dinâmico, com personalidade, caráter e modernidade. Além disso, esta não é uma decoração difícil de fazer, e você pode realizar este projeto 100% por conta própria.

Uma das maneiras mais fáceis de decorar as paredes com formas geométricas é através de um papel de parede ou de adesivos. Estes materiais já vêm prontos de fábrica, e é necessário apenas aplicá-los na parede para que a transformação fique pronta.

No entanto, se você não tem medo de pôr a mão na massa e criar a sua decoração de forma ainda mais personalizada, é possível criar resultados incríveis com os tradicionais tinta e pincel. Com eles, você tem muito mais liberdade para escolher o padrão das formas e o tamanho do desenho – e, é claro, a escolha da tinta vai dar um toque ainda mais pessoal às paredes.

Para isso, basta escolher as cores de tinta, preparar a superfície com um pano úmido, e delimitar as formas que você quer trabalhar com fita específica para pintura, que você encontra em qualquer loja especializada. Alternativamente, você pode trabalhar com o stêncil, adquirindo moldes prontos ou criando seus próprios padrões em um pedaço de papelão e aplicando na parede com uma esponja. A sua criatividade é o limite!

Dicas de decoração com formas geométricas

Apesar de ser uma decoração extremamente versátil, ainda é necessário um pouco de preparo e bom gosto para garantir um bom resultado.

A seguir, preparamos algumas dicas que você pode usar para garantir uma decoração incrível com formas geométricas:

Use uma pintura ou uma composição isolada pintada diretamente em uma parede comum de cor neutra.
Os diamantes, quadrados, triângulos e outras combinações de linhas retas criam um ambiente sóbrio e elegante.
Os círculos podem ficar com um efeito retrô, suave, e doce – por isso, podem ser perfeitos para decorar quartos infantis.
Combine formas contrastantes: móveis de linhas retas com outros elementos circulares ou esféricos, ou vice-versa.
A coisa mais importante a aprender e alcançar em qualquer espaço é o senso de equilíbrio. Se muitas formas, cores ou padrões forem colocados juntos, eles podem não ficar bem.

Isso, por sua vez, pode criar uma sensação de ruptura, resultando em um espaço estressante ou confuso.

Continue acompanhando nossos conteúdos e compartilhe com seus amigos e familiares nas suas redes sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 17 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse