O contexto financeiro de 2021 foi como uma montanha-russa de alta velocidade para os investidores – cheia de reviravoltas, voltas e viradas de cabeça para baixo. No entanto, pudemos mais uma vez visualizar a segurança oferecida pelos imóveis em grande parte do setor. E, agora, é hora de entender as principais tendências de 2022 e como fazer as melhores escolhas para comprar o seu imóvel neste próximo ano.
Com a melhora nas condições de investimento em bens imobiliários, o mercado de imóveis vem se recuperando em ritmo acelerado. A baixa nos juros de financiamento do ano de 2021 foi o pontapé inicial para o reaquecimento do setor, que entra em 2022 com grandes expectativas de movimentação apesar do cenário de um ano eleitoral – que sempre gera insegurança com as instabilidades políticas.
O mercado de imóveis residenciais teve um desempenho especialmente relevante. Com as mudanças na rotina e hábitos diários promovidas pela pandemia, grande parte da população passou a perceber novas necessidades que não eram atendidas pelos seus imóveis de então – o que levou a um rápido aquecimento do setor apesar das condições adversas dos últimos dois anos.
Assim, enquanto as prioridades básicas que sempre foram valorizadas em imóveis residenciais se mantêm as mesmas, podemos listar várias tendências importantes para 2022 que refletem as maiores necessidades e desejos das famílias neste período de pós-pandemia. Cada vez mais, as pessoas vêm buscando empreendimentos que proporcionem conforto e praticidade no dia a dia, com soluções inovadoras e tecnológicas para promover uma rotina tranquila e sustentável.
Desta forma, embora o período de incertezas ainda não tenha acabado, o mercado deve aliviar um pouco os investidores de primeira viagem, de acordo com especialistas imobiliários. Por isso, o ano de 2022 pode ser um ótimo momento para encontrar um novo lar para a sua família, capaz de garantir um cotidiano ainda mais cômodo e feliz.
Para ajudá-lo a explorar melhor suas opções e garantir a escolha do melhor imóvel na compra de uma casa no próximo ano, elaboramos este artigo com os critérios mais importantes a serem considerados e as principais tendências que os analistas esperam que moldarão o mercado imobiliário em 2022.
Cobrindo o básico: quais são os principais recursos que os compradores devem procurar em uma casa?
Os compradores de hoje estão fazendo malabarismos com muitas prioridades diferentes quando se trata de comprar uma casa. Com muitos critérios a serem atendidos, é fácil esquecer de observar detalhes importantes ao visitar potenciais imóveis.
Por isso, vale sempre a pena listar as principais prioridades da família e ter estas características em mente quando chegar a hora de escolher o seu novo lar. De acordo com o Relatório de Tendências de Habitação de Consumidores do Zillow Group 2020, alguns recursos se destacam como os mais importantes na escolha de um imóvel. Veja o que os entrevistados consideram mais relevante para a sua casa e liste você também as suas prioridades:
- Segurança da edificação e do entorno: 83%
- Região que pode ser transitada a pé: 66%
- Localização no seu bairro preferido: 60%
- Proximidade de compras, serviços e/ou atividades de lazer: 58%
- Deslocamento facilitado para o trabalho ou escola: 53%
- Oferece um senso de comunidade ou pertencimento: 51%
- Perto da família e amigos: 50%
- No distrito escolar preferido: 44%
A localização
Eles dizem que as três coisas mais importantes a se pensar ao comprar casa são localização, localização e localização. Você pode viver com quase qualquer imperfeição em uma casa se você ama o bairro e seus vizinhos, pois pode mudar quase todo o resto. Mas, uma vez comprado, você não pode mudar a localização da sua casa.
Quando for procurar seu novo imóvel, considere a proximidade com seus locais mais frequentados, o charme do bairro, facilidade de acesso, barulho de vizinhos, trânsito e animais de estimação, bem como acesso a parques, compras, escolas e transporte público.
O entorno
Além da localização, olhe para o entorno da casa. Se a casa estiver em uma colina, ela tem vista, ou muitas escadas para subir? As janelas dos vizinhos dão diretamente para a casa? O quintal é adequado para crianças, animais de estimação, jardinagem ou outros usos? O acesso à propriedade é seguro em relação à elevação da entrada ou escadas para a porta da frente? Crianças e idosos conseguirão acessar seu novo lar com facilidade?
Personalidade
Sua casa deve refletir seu estilo de vida. Você gosta de uma vida descontraída? Então você pode não querer uma casa formal vitoriana ou em estilo Tudor. Um apartamento contemporâneo em um bairro movimentado pode ser a melhor opção. Seu novo lar deve se conectar com a sua personalidade, ou ao menos dar a você a liberdade de fazer as alterações que desejar para que fique como a sua família deseja. Somente com uma boa quantidade de toque pessoal que uma casa se torna um verdadeiro lar!
Tendências para o mercado imobiliário 2022
Não é mentira que a pandemia mudou nossa maneira de olhar para a nossa casa. Com as alterações na rotina, relembramos a importância do convívio familiar e do contato com o que nos faz bem e nos traz saúde. Por isso, vamos ver agora as principais tendências que estão sendo procuradas pelos compradores no pós-pandemia:
A demanda por mais espaço dentro e fora
Querendo mais espaço em meio ao COVID, as pessoas trocaram áreas urbanas densas por mais espaço para viver. O fato de as pessoas permanecerem em suas casas durante os meses de distanciamento fez com que elas enxergassem pontos de melhorias, até então, passados despercebidos. O espaço é um deles.
Quem buscar imóveis, a partir de agora, vai optar por locais maiores, em que há a possibilidade de investir mais na infraestrutura do próprio lar. Independentemente do home office continuar ou não depois da pandemia, vai existir o interesse de contar com um imóvel que amplie as funcionalidades.
Os espaços ao ar livre continuam em destaque, com as pessoas passando mais tempo em casa. Piscinas, fontes de água, cozinhas ao ar livre, fogueiras e amplas áreas de estar e jantar estão no topo das listas de desejos.
Investimentos no home office
Estamos todos cada vez mais conscientes de como o layout e a estética de uma sala podem afetar nossa energia e produtividade. Transformar uma sala atual em seu novo espaço de home office não é apenas um projeto divertido, mas uma necessidade para muitas pessoas que trabalham remotamente.
Quem precisou ficar em home office, por exemplo, sentiu falta de contar com mais cômodos para acomodar um escritório de qualidade, além de o espaço de poucos ambientes ter sido um desconforto para quem passa tanto tempo em casa.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa feita no Brasil, houve um aumento de 30% na busca por imóveis de dois quartos, assim como nas unidades com três e quatro quartos. Já os espaços com apenas um quarto tiveram uma queda, justamente, por impedir essa possibilidade de montar a própria estrutura de trabalho.
Tecnologia do início ao fim
Esperamos que a indústria de design de interiores em 2022 faça grandes avanços em termos de tecnologia. O design de interiores digital já estava crescendo antes do COVID, e agora que designers e proprietários praticaram o distanciamento social, vemos a eficiência do design de interiores online se tornando ainda maior em 2022.
Durante 2020, as pessoas começaram a se voltar para suas casas como o local de criatividade e personalização e, portanto, passaram a investir na promoção de conforto e personalidade porque perceberam a importância destes elementos para a sua qualidade de vida.
Além disso, têm ganhado ainda mais destaque imóveis que investem na automação. Afinal, também é uma possibilidade que traz redução de consumo, e oferece aos moradores mais segurança, mais praticidade para o dia a dia, e a possibilidade de ações inteligentes para a rotina (abrir e fechar cortinas, acender luz, ligar aparelhos etc.).
Ser verde, literal e figurativamente
A pandemia lembrou a todos da importância da saúde, do meio ambiente e de ser menos materialista. Com isso dito, reutilizar móveis, buscar materiais que apoiem o meio ambiente, promovam a reciclagem e tenham significado será cada vez mais importante nos próximos anos.
Além disso, materiais naturais como madeira, rattan, argila, pedra, etc. combinam perfeitamente com qualquer estilo, cor ou material. Essas texturas adicionam calor e leveza à decoração dos ambientes e nos fazem sentir como se estivéssemos de férias em nossa casa, já que muitos de nós não podemos viajar.
Conexão com a natureza
Os proprietários vêm solicitando mais luz natural em suas casas por meio de aberturas de portas e janelas maiores há anos, e essa é uma tendência que claramente continua em 2022. As pessoas estão aumentando a luz natural em suas casas e criando uma conexão mais direta com a natureza, adicionando portas onde houve uma vez janelas, ou adicionando janelas maiores para uma maior sensação de conexão com o exterior.
Procura maior por imóveis com área de lazer
Também impactado por esse tempo de distanciamento social, a procura por imóveis com espaço de lazer vem crescendo cada vez mais. Voltando ao tópico do home office, inclusive, existem empreendimentos que oferecem essa estrutura em suas próprias áreas de descanso — o que chamamos de coworking.
Essa é uma comodidade maior para as pessoas que trabalham remotamente, o que torna mais uma alternativa de espaço para profissionais liberais. Entre os pontos de destaque na procura dos compradores, destacam-se as áreas privativas, espaços abertos e jardins, uma vez que proporcionam mais áreas livres para quem já vai ficar muito tempo em seu próprio lar.
Preocupação com o meio ambiente
Se já havia a preocupação das pessoas em buscar por imóveis que apostam na sustentabilidade, ela se ampliou nos últimos meses. Afinal, além de contribuir para o meio ambiente, é uma alternativa prática para reduzir os custos das contas mensais, como água, luz, entre outros.
Viver em um lar que ofereça mais opções de funcionalidade e comodidades para o dia a dia é cada vez mais importante.
Visite o site da Edificart e conheça nossos empreendimentos, focados em promover conforto e qualidade de vida através de uma estrutura com várias opções de espaços de lazer e contato com o ar puro e a natureza. Esperamos você!