Ao escolher um imóvel para morar ou investir, é necessário analisar vários critérios para garantir que você está fazendo uma boa escolha.
Além da localização, tamanho e condições de conservação, por exemplo, a posição do sol para o imóvel é certamente um dos aspectos mais significativos a serem observados, pois tem grande impacto no dia-a-dia dos usuários.
A luz natural é muito importante para o conforto e bem-estar dos moradores do imóvel por vários motivos. Além de fazer bem para a saúde, impedindo a proliferação de mofo, fungos e micro-organismos, a luminosidade solar também deixa os ambientes mais aconchegantes e diminui a necessidade de iluminação elétrica – o que pode ser traduzido em economia considerável nos gastos com energia ao fim do mês.
Por isso, escolher uma boa posição do sol para o imóvel pode influenciar profundamente a qualidade de vida dos moradores no futuro.
Veja a seguir as vantagens e desvantagens das diferentes posições do sol para o imóvel e confira como aproveitar ao máximo a iluminação natural em cada ambiente da casa.
A valorização da posição solar norte
No hemisfério sul, a orientação norte é a posição do sol para o imóvel mais vantajosa para os usuários. Ela recebe a maior presença de incidência solar durante o dia, e na faixa de horário mais conveniente: normalmente, a fachada norte recebe luz direta entre as 9 horas da manhã e as 15 horas da tarde, o que permite que seja bem aproveitado nos principais momentos de atividade do dia.
Além disso, o sol muda de altura no céu em diferentes épocas do ano. Durante o inverno, a terra está em sua posição mais inclinada para o hemisfério norte em relação ao sol, o que faz com que ele apareça em uma altura mais baixa para nós, aqui no hemisfério sul.
Isso significa que a entrada de luz solar dentro do imóvel é maior, aumentando seu potencial de iluminação e aquecimento dos ambientes.
No verão, a inclinação é invertida, e a angulação da iluminação solar também muda. Com o sol mais alto no céu, a luz invade menos o imóvel pelas aberturas, o que torna o seu controle muito mais fácil nos meses mais quentes do ano.
Imóvel para o leste: o sol da manhã
Em propriedades voltadas para o leste, a posição do sol para o imóvel fará com que ele receba luz direta apenas durante o período da manhã.
Esta é uma boa orientação para locais quentes, pois permite que o sol forneça suas propriedades benéficas nos ambientes em seu momento mais brando, antes que fique muito intenso e aqueça em demasia o espaço interno do imóvel.
Imóvel para o oeste: o sol da tarde
Ao contrário da orientação leste, o imóvel com virado para o lado oeste receberá iluminação solar principalmente no período da tarde.
Esta orientação é especialmente indicada para regiões mais frias, que precisam aproveitar bem o calor do sol para manter a edificação aquecida para a noite.
Em locais mais quentes, é recomendado cuidado com esta posição solar para o imóvel, uma vez que o sol da tarde é o mais quente e pode tornar os ambientes abafados e desconfortáveis.
A posição solar sul
Em regiões muito quentes, propriedades com a fachada predominantemente a sul podem ser interessantes porque isto mantém o imóvel protegido da incidência direta de sol, o que diminui o aquecimento dos ambientes durante o dia.
No entanto, é necessário tomar muito cuidado: a falta de luz solar pode aumentar a umidade dentro dos ambientes e deixá-los menos confortáveis, assim como mais propensos ao aparecimento de males como mofo e bolor.
Isso pode levar a problemas respiratórios, alérgicos e até mesmo psicológicos pela falta de contato com a luz solar dentro de casa.
Aproveitando bem o sol para cada ambiente
Todos os ambientes da casa podem se beneficiar da presença do sol em algum momento do dia.
Os quartos normalmente aproveitam melhor o sol da manhã, pois a iluminação ajuda a acordar no período matutino e manter uma rotina saudável de sono, além de aquecer o ambiente durante o dia sem deixá-lo abafado para a noite.
Por isso, devem preferencialmente ficar para o lado leste ou norte.
As salas de estar e varandas são os cômodos que melhor aproveitam o sol do norte, pois são ambientes utilizados durante o dia inteiro.
Salas voltadas para o oeste podem ficar mais quentes durante a noite, o que pode ser amenizado com a presença de plantas para controlar a temperatura e umidade interna da casa.
Por sua vez, cozinhas e banheiros costumam ser ambientes úmidos e que precisam ter contato com a luz solar direta em algum momento do dia para evitar o aparecimento de fungos e a proliferação de micro-organismos.
Estes cômodos têm um bom aproveitamento de qualquer posição solar, porém é necessário ter cuidado com a incidência direta da luz nos eletrodomésticos para evitar avarias.
A Edificart sempre se preocupa com todos os detalhes de seus empreendimentos, pensados de forma a trazer o máximo de conforto e qualidade de vida para os seus usuários.
Compreendendo a importância da luminosidade natural para a saúde e bem-estar dos moradores, nossos projetos contam com várias soluções para aumentar o acesso à luz solar, como através de sacadas arborizadas, jardins na cobertura e aberturas amplas em todos os ambientes.
Você pode visitar nosso site para conhecer os lançamentos mais recentes e conferir as oportunidades de investimento disponíveis. Esperamos você!