A importância do isolamento acústico para os ambientes

Com a chegada de dezembro, todo o mundo já se prepara para as festas de final de ano e as reuniões em família. Em uma época com tanta conversa, barulho e fogos de artifício, é importante ter um bom isolamento acústico para evitar que crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas doentes e animais possam ser prejudicados com o alto volume de poluição sonora.

Em tempos de pandemia e home office, muitas pessoas perceberam a deficiência do isolamento de suas casas ao encontrar dificuldade em se concentrar no trabalho por conta de barulhos vindos da rua ou dos outros ambientes. Isso mostra a importância da qualidade acústica dos imóveis, pois esta mesma deficiência é o que causa diversos outros problemas para os moradores – como incômodos com os vizinhos e o stress com os barulhos da rua.

No entanto, o isolamento acústico não é importante apenas para residências, sendo essencial para os espaços de trabalho e estudo, garantindo a produtividade e o bom curso de trabalhos individuais, apresentações e reuniões. Neste artigo, vamos explorar um pouco o tema do isolamento acústico, a sua relevância no dia-a-dia e na saúde da população, e como garantir um bom isolamento para aumentar a sua qualidade de vida. Confira a seguir!

Qual a importância do isolamento acústico?

O isolamento acústico dos ambientes oferece várias vantagens para os seus usuários. O conforto acústico é essencial para garantir a qualidade de vida, sendo que a poluição acústica das cidades vem se tornando um grande problema de saúde pública ao influenciar os níveis de stress e cansaço mental da população. Um espaço que barra os sons externos assegura mais tranquilidade para a área interna, proporcionando um ambiente adequado tanto para a boa realização de tarefas e reuniões quanto para o descanso e relaxamento.

O isolamento dos sons melhora a concentração e diminui os incômodos e interrupções que vêm de fora do ambiente, enquanto também é capaz de reduzir a quantidade de sons que saem do seu espaço para a área externa. Especialmente em áreas residenciais, é comum as reclamações de vizinhos por conta de do barulho de sapatos ou encontros de amigos. Com o isolamento adequado, você pode continuar a fazer as suas atividades favoritas sem se preocupar com este tipo de reclamação, além de garantir mais privacidade para as suas atividades.

Onde é necessário ter um bom isolamento?

De forma geral, qualquer ambiente precisa de um bom isolamento acústico. Imóveis comerciais se beneficiam do isolamento ao proporcionar mais conforto para a permanência dos clientes em seu espaço, enquanto locais de trabalho garantem mais saúde e produtividade para os seus funcionários. As salas de reuniões, de apresentações e os ambientes residenciais precisam de um bom nível de privacidade, sendo que o isolamento acústico também garante que os moradores tenham um espaço de qualidade para descansar.

Como garantir o isolamento de um ambiente?

Existem várias soluções arquitetônicas que são capazes de garantir o isolamento de um ambiente, especialmente a depender dos tipos de ruído mais presentes no espaço. Cada problema de condicionamento acústico possui uma solução específica.

Para quem tem problemas com ruídos de impacto, como apartamentos em que é possível escutar o vizinho caminhando ou escritórios com barulho de cadeiras arrastando nas salas adjacentes, é necessário fazer o isolamento do piso com materiais elásticos, capazes de amortecer as vibrações. Assim, a solução mais comum é revestir a laje com uma manta acústica, como as feitas de lã de vidro, lã de rocha ou lã de pet, por exemplo.

Também existem situações em que o ruído é chamado de aéreo, como quando se escuta muito o som das vozes dos vizinhos ou do trânsito do lado de fora. Neste caso, é necessário aumentar o isolamento em relação às laterais e às aberturas do ambiente. Nas paredes, pode-se aplicar materiais acústicos em sua superfície para diminuir a entrada de sons dos outros apartamentos. Em prédios residenciais, é comum prever paredes mais reforçadas nas limitações entre um apartamento e outro para reduzir este tipo de problema, mas também é possível fazer a correção posteriormente.

Já as aberturas são responsáveis pela entrada de grande parte dos ruídos aéreos em um ambiente. Por isso, é necessário buscar soluções como fitas de vedação para melhorar o seu isolamento – ou trocar a abertura inteira por uma de maior qualidade. No entanto, vale pontuar que é mais fácil e econômico procurar um imóvel que já seja projetado corretamente para garantir o isolamento do que fazer a adaptação, evitando novos investimentos para garantir o conforto da utilização do espaço.

Para garantir o conforto acústico da sua casa, nada melhor do que contar com uma empresa de confiança para se assegurar da qualidade do seu novo empreendimento. Com 14 anos de experiência de mercado, a Edificart é referência no lançamento de imóveis de alta qualidade, pensados em cada detalhe para proporcionar a melhor experiência aos usuários. Visite nosso site e conheça nossas soluções.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezessete =

plugins premium WordPress

Tenho interesse