14JUL

Como fazer um planejamento financeiro para comprar seu imóvel

Seja com o principal intuito de criar um novo lar para a sua família ou investir o seu dinheiro em um patrimônio seguro, comprar um imóvel é um objetivo de longa data muito comum. E, para garantir a sua tranquilidade durante a realização deste sonho, ter um planejamento financeiro sólido é imprescindível.

No entanto, organizar as finanças e planejar o investimento muitas vezes é uma tarefa mais difícil do que parece. Por conta disso, muitos compradores têm dúvidas no momento de preparar seu orçamento para a compra, e acabam se surpreendendo com dificuldades no caminho que poderiam ter sido evitadas sem muito trabalho.

Para ajudar você a se preparar financeiramente para comprar o seu imóvel, separamos aqui algumas dicas valiosas que você não pode deixar de lado ao organizar o seu dinheiro. Veja a seguir como fazer um planejamento financeiro eficiente e aproveite ao máximo o seu novo imóvel sem se preocupar com imprevistos orçamentários.

Faça um bom controle do seu dinheiro

Organizar as suas economias é sempre o primeiro passo de qualquer planejamento financeiro. Conheça a fundo suas finanças, saiba quanto dinheiro entra todo mês, quais os gastos fixos da família e a média de despesas extras que costumam ter. Veja que quantia tem guardada no banco, e quanto dinheiro pode ser resgatado de outros investimentos. Se existem dívidas abertas, é importante levar isso em consideração também.

Defina o seu limite de investimento

O seu limite de investimento é diretamente relacionado à quantia que é capaz de aplicar em um imóvel. Ou seja, agora que você sabe quanto dinheiro tem guardado e quanto costuma sobrar ao fim de cada mês, você já pode estimar um valor máximo que pode considerar para adquirir seu imóvel sem criar um problema financeiro para a família. Considere que a poupança é a quantia que pode usar para uma entrada, enquanto o dinheiro que sobra ao final do mês é o valor da parcela que você pode pagar de financiamento, se esta for sua opção de pagamento.

Não esqueça da reserva financeira de segurança

Ao fazer o seu planejamento financeiro, não esqueça de prever uma reserva financeira de segurança. Ter um “pé de meia” é fundamental para evitar que pequenos (ou grandes) imprevistos peguem você de surpresa e despreparado, criando despesas não planejadas que podem prejudicar a sua família ou o seu investimento. Assim, nunca planeje dar todo o seu dinheiro guardado de entrada ou gastar todo o valor que sobra ao fim do mês nas parcelas do imóvel. Deixe o orçamento de pelo menos 6 meses de sobrevivência da família separado e à disposição para evitar problemas inesperados.

Hora da pesquisa de mercado

Conhecer os preços praticados no mercado é outro passo importante para o seu planejamento financeiro. Pesquise os valores de diferentes imóveis e, aos poucos, vá filtrando as propriedades para que se encaixem às suas expectativas e à sua capacidade de investimento. Vá anotando detalhes como áreas que possuem preços adequados e imóveis que chamaram especialmente a sua atenção. Ver mais de perto o que existe de opção no mercado local e os preços praticados será de grande ajuda para ter uma ideia mais concreta das suas opções.

Descubra suas opções de pagamento

Agora que você sabe quanto dinheiro tem disponível e tem uma boa estimativa de preço para o seu imóvel, é importante pensar em como você fará o pagamento. Algumas perguntas que você deve se fazer neste momento são: tenho recursos o suficiente para um pagamento à vista, ou devo fazer um financiamento? Quais instituições me oferecem melhores condições de pagamento de taxas e juros? Ao analisar as propostas de pagamento, tome especial cuidado às taxas de juros e à soma total das parcelas a serem pagas. Nem sempre a opção que parece mais atrativa para o pagamento mensal é vantajosa ao final do pagamento.

Seja racional no momento de fechar o negócio

O momento de comprar um imóvel pode mexer muito com o lado emocional. No entanto, não se deixe levar por impulsos ao tomar suas decisões de investimento. Não ceda a pressões para que apresse sua decisão ou invista mais dinheiro do que o previsto. Mantenha-se fiel ao seu planejamento financeiro, que esta é a sua melhor arma para um negócio seguro e tranquilo.

Estar bem preparado é um dos aspectos mais importantes para ser bem-sucedido ao comprar o seu imóvel. Para saber mais sobre como entrar no mercado imobiliário com segurança e tranquilidade, preparamos um material gratuito com várias dicas e informações importantes sobre como fazer bons negócios ao comprar imóveis. Baixe já o seu Guia do Investidor de Imóveis aqui!