Como fazer uma horta em apartamento

Se você mora em uma cidade, você deve estar acostumado a morar em um lar de tamanho reduzido e que não tem um gramado na frente ou um quintal para criar a sua horta própria. Por conta disso, você nunca se animou a organizar uma horta em apartamento e se contenta em depender de comprar vegetais para as refeições da sua família na feira ou no mercado. Acertamos?

Se esta linha de pensamentos já passou pela sua cabeça, então este artigo é para você! A boa notícia é que, apesar de ser uma concepção comum, você não precisa de muito espaço para cultivar suas próprias ervas e vegetais: é possível e muito mais fácil do que parece plantar alimentos para a sua família criando uma horta em apartamento.

A outra boa notícia é que cultivar sua própria comida pode ser extremamente divertido e terapêutico, além de muito educativo para quem tem crianças. E, é claro, você ainda tem a vantagem de garantir um suprimento de vegetais saborosos sem produtos químicos e sem pesticidas para a saúde da sua família!

Os apartamentos nem sempre oferecem muito espaço para se dedicar à jardinagem, mas sempre existe um cantinho ensolarado para colocar suas habilidades à prova e aproveitar os frutos do seu trabalho. Quer aprender a cultivar alimentos dentro do seu lar? Confira a seguir como fazer uma horta em apartamento, o que plantar e como cuidar dos seus vegetais!

Como fazer uma horta em apartamento

Cultivar plantas em casa é mais fácil do que parece. Com um pouco de cuidado, você será capaz de garantir todas as condições necessárias para que as plantas se desenvolvam bem saudáveis e sejam capazes de prover alimentos deliciosos para a sua família. Veja como montar sua própria horta em apartamento:

Passo 1: avalie a luz do sol

O ingrediente mais importante para o cultivo de plantas é a luz solar. Cada planta é uma pequena fábrica que converte energia solar em nutrição para nós por meio de suas folhas e frutos.

Assim, estude a luz do sol em sua casa. Observe qual quarto ou parede obtém o máximo de luz solar. Normalmente, o melhor ponto para a sua horta em apartamento é onde tem mais sol.

Passo 2: escolha seus vasos

Você pode cultivar plantas comestíveis em quase qualquer recipiente. Você pode usar garrafas velhas e embalagens tetra ou pode comprar vasos bonitos de metal, cerâmica ou madeira.

Escolha de acordo com seu interesse e, mais importante, de acordo com o espaço que você determinou para começar sua horta. Você pode montar vasos nas paredes para uma horta vertical ou pendurar como floreiras. Se tiver uma sacada, pode explorar melhor o espaço horizontal adicional que ela proporciona. Estude a área disponível!

Passo 3: escolha com cuidado o que cultivar

O sol deve ser o seu guia quando se trata de escolher o que você cultiva. As ervas precisam de apenas 2 a 4 horas de luz solar direta e os vegetais precisam de pelo menos 4 a 6 horas de coisas boas.

Escolha alimentos que você gosta e pesquise quais são suas necessidades para saber se é possível cultivá-los no espaço que você tem disponível. Ao final do artigo, daremos dicas das melhores opções para sua horta em apartamento!

Passo 4: monte a horta

Depois de descobrir seus pontos ensolarados e decidir sobre seus vasos e plantas, basta ir até a loja e adquirir as sementes e mudas certas. Não esqueça de comprar, também, solo de qualidade para os seus vasos e um pouco de fertilizante para alimentar as plantinhas.

Normalmente, a maneira mais fácil de adubar uma horta em apartamento é comprar fertilizante líquido e adicionar algumas gotas à água na hora de molhar as plantas – mas você também pode pedir instruções aos profissionais da loja para descobrir outras opções para sua horta.

Passo 5: Veja suas plantas crescerem

Depois de plantar as sementes e mudas, olhe para suas plantas diariamente. Milagrosamente, elas começarão a brotar e se tornarão plantas minúsculas – e, antes que você perceba, elas florescerão e darão lindos tomates maduros ou moranguinhos deliciosos!

Cuide delas com carinho e continue sempre aprendendo para adicionar novas variedades e cultivar seus alimentos com ainda mais proficiência!

O que plantar na minha horta em apartamento?

Você pode cultivar praticamente qualquer planta em um recipiente até certo ponto. Em uma horta em apartamento, é necessário levar em consideração as limitações de espaço e de cuidado que você pode dar. Por isso, pense no que você gosta de comer e escolha alguns tipos de plantas para experimentar na sua horta em apartamento.

Você pode começar a cultivar plantas com as próprias sementes, que são opções mais baratas. No entanto, comprar pequenas mudas facilita o processo para quem não sabe bem o que está fazendo e acelera o crescimento para que sua horta em apartamento fique bem estabelecida mais cedo.

Vamos ver a seguir algumas boas opções para cultivar em apartamento:

Ervas

Embora não fiquem tão grandes e densas como ficariam ao ar livre e plantadas no solo, muitas ervas e temperos crescem muito bem em recipientes como vasos. Além disso, é maravilhoso ter ervas frescas por perto para cozinhar.

Algumas das principais opções para horta em apartamento incluem hortelã, cebolinha, salsa, lavanda, manjericão e tomilho.

Verduras para salada

As saladas mais populares, como alface, espinafre e rúcula, são plantas de crescimento rápido e raízes superficiais. Eles não são muito exigentes com suas condições de cultivo, desde que recebam bastante água.

Tomates

Os tomates podem ficar grandes e pesados, mas crescem bem em vasos. Você também pode cultivar algumas variedades de pátio em um recipiente suspenso, além de nutritivo vira uma decoração incrível para a casa.

Pimentas

Se você gosta de comidas picantes, as pimentas crescem muito bem em potes e podem dar frutos o ano todo.

Cultivar pimentões em vasos também funciona, mas eles normalmente não crescem tão bem quanto pimentas mais fortes. Além disso, as pimentas ficam lindas como decoração em qualquer lugar da casa.

Morangos

Um vasinho de morangos na janela é tão bonito quanto delicioso. As plantas de morango geralmente precisam de pelo menos seis horas de sol por dia e solo consistentemente úmido para produzir seus melhores frutos, mas não são difíceis de cuidar e dão morangos deliciosos como recompensa pelo cuidado.

Conheça os diferenciais do Life Residence, pensados para trazer de volta o natural, o orgânico, o compartilhado. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − quatro =

plugins premium WordPress

Tenho interesse