Como organizar o cantinho de home office do seu apartamento

Trabalhar da sua própria casa ou apartamento traz várias vantagens para a rotina. Além de perder menos tempo no trânsito e ter menos interrupções dos colegas de trabalho, você pode organizar o escritório do jeito que quiser – e fazer suas atividades em um espaço muito mais confortável e com a sua cara.

Por estes e vários outros motivos, o home office vem se tornando uma alternativa cada vez mais popular entre os profissionais das mais diversas áreas. Enquanto muitos escritórios se adaptaram a este modelo de trabalho para se manterem ativos durante a pandemia, os benefícios que o home office traz tanto para os funcionários quanto para a empresa estão fazendo com que muitos planejem manter esta rotina a longo prazo.

No entanto, é necessário ter alguns cuidados para que o seu cantinho de trabalho em casa esteja sempre organizado, ajudando a aumentar a sua produtividade sem deixar de lado o conforto e o bem-estar. Veja a seguir como organizar o espaço de home office do seu apartamento para que ele proporcione mais concentração e qualidade na sua rotina de trabalho.

Invista em organizadores

Ter uma mesa bagunçada pode atrapalhar muito a sua capacidade de ser produtivo. Por isso, evite deixar papeis e objetos acumulados na área de trabalho. Para que o escritório da sua casa ou apartamento esteja sempre arrumado, uma dica valiosa é utilizar os organizadores: eles são grandes aliados na hora de colocar o espaço em ordem.

São cestas, caixas e porta-trecos que você pode colocar dentro das gavetas, em prateleiras ou até na própria mesa de trabalho, mas que servem para acomodar tanto itens pequenos como canetas e clipes quanto papeis e outros documentos. Eles facilitam a limpeza do espaço e ajudam você a saber exatamente onde está cada coisa quando precisar.

Atenção para a ergonomia

É fundamental ter um local de qualidade para trabalhar – afinal, você irá passar várias horas por dia neste espaço. Por isso, organize o seu home office com uma cadeira confortável e que ajude você a manter uma boa postura, e ajuste a tela do computador para que fique na altura dos seus olhos. Se necessário, você pode utilizar uma pilha de livros deixar o monitor bem posicionado. Isso evita a fadiga e previne problemas sérios de coluna que podem aparecer ao longo do tempo. Além disso, é importante apoiar os braços ao utilizar o mouse e o teclado, pois isso evita problemas nos ombros e nos braços pelo esforço, como a LER, por exemplo.

Arrume os fios e o acesso a tomadas

Tanto com um computador de mesa quanto com um notebook, não tem como trabalhar por longos períodos sem ter uma tomada por perto. Evite que este detalhe prejudique a sua produtividade e organize o espaço antes de começar a trabalhar. Escolha uma área do apartamento com acesso à tomada para fazer o seu home office, ou arrume uma extensão previamente para que não precise interromper suas tarefas para sair em busca de uma. Além disso, arrume os fios e, se possível, esconda-os atrás de um móvel para que eles não fiquem se enroscando e tragam aquela sensação de bagunça no ambiente.

Aproveite a iluminação natural

A luz é muito importante nos momentos de trabalho. Se possível, estabeleça o seu home office perto de uma janela do apartamento, para aproveitar a iluminação e ventilação natural. Além de descansar os olhos e aproveitar a vista, você vai se sentir muito mais confortável para ser produtivo.

Leve o verde para o seu trabalho

As plantas oferecem muitos benefícios para o apartamento. Elas regulam a temperatura e umidade, melhoram a qualidade do ar, e promovem muitos benefícios psicológicos para os moradores. Por isso, elas são muito indicadas para garantir mais bem-estar no seu espaço de trabalho. Escolha uma que se adapte bem às condições de iluminação do cômodo e não esqueça de regar a sua nova amiga – ela será uma ótima companhia.

Deixe as distrações longe

A TV e o celular podem ser muito divertidos na hora do descanso. Porém, em momentos de trabalho, eles se transformam em grandes distrações. Evite trabalhar perto de televisões ligadas, e deixe o celular no silencioso durante as horas de trabalho. Se não conseguir resistir ao apelo das redes sociais, coloque ele em outro cômodo. Sem foco, é muito mais difícil se manter produtivo e fazer todas as tarefas de sua responsabilidade dentro do prazo.

Sem dúvidas, o home office é uma tendência que veio para ficar. Com isso, cada vez mais pessoas vêm dando preferência a imóveis maiores, que possuem mais espaço para comportar estas novas necessidades com conforto. Leia mais sobre esta tendência e veja as vantagens que um apartamento em Itajaí com áreas maiores pode oferecer para você e sua família neste artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

plugins premium WordPress

Tenho interesse