Comprar imóveis na planta para investir: mitos e verdades

Muitos são os mitos que são repassados a respeito do imóvel na planta, o que faz com que muita gente evite este tipo de negócio por não saber o que esperar. No entanto, comprar imóveis na planta para investir pode oferecer muitas vantagens para o proprietário, sendo uma ótima alternativa de negócios para quem não tem pressa em ter a sua propriedade em mãos.

Por isso, é muito importante compreender as reais vantagens e desvantagens deste tipo de negócio, para avaliar com clareza a possibilidade de usar a compra de imóveis na planta para ter um bom rendimento com segurança e tranquilidade. Neste artigo, vamos ajudar você a entender por que comprar imóveis na planta para investir pode ser um ótimo negócio.

Vamos listar abaixo os principais mitos que correm por aí e explicar com detalhes quais são verdadeiros ou falsos. Confira!

Mito 1: Comprar imóveis na planta é mais econômico

Um dos aspectos que mais atraem os compradores a procurar imóveis na fase de construção para aquisição é a expectativa de conseguirem um preço de lançamento muito atraente pela propriedade. Assim, temos uma ótima notícia para os interessados: este mito é verdadeiro.

É claro que tudo vai depender de cada negociação, mas é comum que as incorporadoras ofereçam ótimos preços de lançamento para quem se propõe a comprar imóveis na planta para investir. Como estimativa, normalmente é possível conseguir um preço inicial de 20 a 40% menor do que o custo final do imóvel. Especialmente em um investimento de alto valor como o mercado imobiliário, a diferença é bem significativa.

Mito 2: Imóvel na planta tem mais riscos de investimento

Muitas pessoas têm receio de comprar imóveis na planta para investir por terem ouvido falar que isto envolve mais riscos de investimento. No entanto, este mito é falso. Enquanto o comprador pode ter mais preocupações quanto ao prazo de finalização e entrega da propriedade, que podem vir a atrasar, por exemplo, o imóvel na planta envolve riscos legais muito menores por nunca ter tido outro proprietário.

Além de oferecer muito mais segurança quanto a irregularidades ou problemas judiciais, as chances de que o proprietário tenha que lidar com problemas relativos às condições do imóvel também são muito menores. Como a propriedade é nova, você tem muito mais garantia de que não está sujeito a ter que realizar novos investimentos com reformas e manutenções. Por isso, a principal dica para quem quer comprar imóveis na planta para investir é fazer negócios somente com uma empresa confiável, que demonstre entregar imóveis de qualidade e ter compromisso com seus compradores, além de contar com a assessoria de um corretor de imóveis.

Mito 3: O potencial de valorização é maior que o dos imóveis prontos

Como explicamos na análise do primeiro mito, uma das maiores vantagens de comprar imóveis na planta para investir é o preço de lançamento atraente. Isso significa que o comprador terá um imóvel novo, em ótimas condições de uso, adquirido por um custo muito menor que o de propriedades prontas no mercado. A diferença de valor entre o momento da compra e a avaliação do imóvel pronto para ser inserido no mercado mostra a grande taxa de valorização do produto em pouco tempo. Com isso, o terceiro mito é verdade.

Mito 4: É mais fácil de personalizar e evitar reformas

O quarto mito da lista também é verdade. Como o comprador adquire a propriedade ainda em sua fase de planejamento e execução, é muito mais fácil fazer alterações nos ambientes e personalizar a decoração ao comprar imóveis na planta para investir do que obtendo uma propriedade já pronta.

Esta facilidade se converte também em economia de dinheiro e de tempo para o proprietário. Com o imóvel ainda em fase de construção, é possível negociar com a construtora para fazer mudanças na planta e contratar um arquiteto para fazer o projeto de interiores com calma e planejamento.

Desta forma, é possível evitar a necessidade de reformas posteriores e esquivar-se da dor de cabeça deste tipo de obra. Em vez disso, há tempo para pesquisar preços de materiais, evitar o desperdício de recursos no quebra-quebra e deixar de perder tempo de uso ou locação com remodelamentos posteriores. Muito mais fácil e rápido de deixar o imóvel do seu jeito.

Mito 5:

Por fim, o último mito da lista também é falso. Quando é feita a compra de um imóvel pronto, o proprietário deve ter poder aquisitivo suficiente para dar o dinheiro todo de uma vez e pagar à vista ou fazer um financiamento no banco, pagando as taxas da instituição escolhida como juros até sua quitação.

Já ao comprar um imóvel na planta, é possível negociar com a construtora condições de pagamento mais vantajosas com um planejamento financeiro bem feito. O proprietário pode dar um valor de entrada e pagar parcelas diretamente para a empresa até a entrega do empreendimento, quitando o saldo restante ao fim do processo. Mesmo nos casos em que é necessário financiar o pagamento final do preço do imóvel, o valor envolvido é muito menor – o que significa menos custos com juros para a instituição bancária.

Ficou interessado na ideia de comprar imóveis na planta para investir? Conheça novos empreendimentos modernos e de qualidade, realizados por uma empresa de referência no ramo imobiliário, para fazer bons negócios. Confira as oportunidades de investimento disponíveis em nosso site. Esperamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse