Construa uma rotina de hábitos saudáveis

A saúde geral e o bem-estar de uma pessoa dependem de como ela escolhe viver sua vida. Os hábitos saudáveis são essenciais para quem busca manter um bom estilo de vida, com muita saúde e energia para realizar as suas tarefas e aproveitar a vida ao máximo.

Não é novidade que a adoção de hábitos mais saudáveis ​​pode ajudar a evitar sérios problemas de saúde, como obesidade e diabetes, além de controlar o peso e manter o corpo em forma. No entanto, todos sabemos que pode ser difícil deixar alguns costumes e manias antigas para trás.

Mudar os hábitos é um processo que envolve várias etapas e, às vezes, pode levar um tempo antes que as mudanças realmente se tornem hábitos. Mas, depois de um tempo, a persistência em manter estes novos costumes é bem recompensada, e eles passam a se tornar parte de sua rotina diária – deixando de ser um esforço e passando a ser pontos altos do seu dia.

Além disso, existem muitas maneiras de ser saudável. A chave é encontrar o que funciona melhor para você e ter a disciplina para transformar as suas resoluções em hábitos saudáveis reais! Para ajudar você neste processo, preparamos este artigo com dicas para construir uma rotina de hábitos saudáveis e sugestões de costumes que você pode incluir no seu cotidiano para pensar mais na sua saúde. Confira a seguir:

Como criar novos hábitos saudáveis?

Ao longo da nossa vida, todos nós construímos hábitos no dia a dia. Infelizmente, é claro que grande parte deles não são hábitos saudáveis. Buscando entender por que temos hábitos e como transformá-los, o repórter do New York Times Charles Duhigg dá várias dicas e explicações em seu livro O Poder do Hábito que podemos aproveitar para mudar nosso cotidiano para melhor.

Com base em uma pesquisa de mais de duas décadas, o autor cria uma teoria de como criar novos hábitos saudáveis chamada de Loop do Hábito, que deve ser realizada em três passos simples:

1º passo: a deixa

A deixa é o estímulo que faz o cérebro entrar em piloto automático, e indica o hábito que deve sempre ser usado – como, por exemplo, escovar os dentes.

2º passo: a rotina

A rotina é a forma física, mental e emocional com que executamos a deixa. É o processo de execução do ato do hábito.

3º passo: a recompensa

Por fim, a recompensa é o resultado que ajuda o cérebro a saber se vale a pena ou não manter esse loop para o futuro. Neste exemplo, ter os dentes limpos e bom hálito.

Assim, para criar novos hábitos, é necessário treinar a força de vontade e entender qual anseio está ativando o seu comportamento atual. Com isso, você poderá criar um novo hábito, que será tão ou mais poderoso e automático do que o antigo, utilizando a deixa certa para o seu fim. Por exemplo, se você quer começar a fazer exercícios, deve fazer um esforço para colocar seu tênis e roupa esportiva, o que ajudará no seu estímulo a completar a tarefa. Desta forma, você estará estimulando a formação da rotina, a cada dia.

Agora que já entendemos como mudar nossos costumes, vamos ver algumas dicas para uma rotina de hábitos saudáveis:

Alimente-se bem

Você deve comer de forma saudável para se manter saudável. Uma dieta equilibrada fornece ao organismo todos os nutrientes de que necessita, sendo fundamental para garantir o bom funcionamento de seu corpo e mente. Você pode buscar ajuda com um nutricionista para entender a fundo as necessidades do seu organismo, ou começar fazendo pequenas mudanças: aumentando a quantidade de vegetais e legumes, diminuindo o consumo de comidas industrializadas e de carnes vermelhas, e se atentando para a qualidade dos alimentos escolhidos.

Exercite-se com regularidade

Se matricular em uma academia não é o suficiente para ter hábitos saudáveis de exercício, pois você deve se exercitar quase diariamente para se manter em forma. No entanto, isso não significa que você deve malhar ou fazer atividades intensas todos os dias: o importante é se manter fisicamente ativo.

Você pode fazer uma combinação de exercícios diferentes durante a semana para desenvolver o corpo de forma geral – assim, você também não enjoa das suas atividades. Além disso, caminhadas matinais e noturnas são bastante benéficas se você está procurando melhorar seu estilo de vida, sendo exercícios simples e prazerosos de se incorporar na rotina.

Gerencie seus níveis de stress

Os seus hábitos saudáveis não devem ser focados apenas na saúde do corpo, mas também na saúde mental. Ela é parte essencial do seu bem-estar e, uma vez que sua saúde mental começa a se deteriorar, isso também afeta seriamente a sua saúde física.

Por isso, é necessário aprender como acalmar a ansiedade e controlar o stress. Tire tempo nos seus dias para cuidar de si mesmo. Respeite suas emoções, mesmo as negativas, e não se cobre demais. Criar o hábito de fazer acompanhamento psicológico com um profissional também é uma dica importante e pode melhorar muito sua qualidade de vida, ajudando você a ver de nova maneira os desafios do dia a dia.

Tenha a qualidade do sono como uma prioridade

A qualidade do sono afeta profundamente a sua saúde física e mental. Assim, um dos hábitos saudáveis mais importantes que você pode criar é uma boa rotina de sono. Tente dormir pelo menos 8 horas por noite e priorize a qualidade deste tempo. Para isso, evite ficar no celular por muito tempo antes de dormir, e crie uma rotina sólida para acostumar o seu organismo a dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias.

Incorpore alongamentos na sua rotina

Os alongamentos são ótimos para manter a saúde do corpo e da mente. Você pode fazê-los pela manhã, pela noite ou até mesmo em intervalos do trabalho, relaxando os músculos e realinhando a postura. Alguns movimentos simples de yoga que você pode aprender são:

Mobilidade dos ombros

Esta é uma postura que você pode fazer sentado na cadeira. Faça uma contração suave no baixo ventre, levando o umbigo em direção as costas, para proteger a coluna e mantê-la estendida. Inspire lentamente e eleve os braços como se estivesse se espreguiçando, descendo os braços lateralmente até a altura dos ombros durante a exalação. Repita este processo 10 vezes.

Postura do gato/vaca

Sentado na cadeira, inspire lentamente e arqueie as costas para olhar para o teto. Expire pela coluna, puxando os músculos abdominais para dentro e arredondando as costas, baixando o rosto até olhar para o seu umbigo. Repita esse movimento cinco vezes para aliviar a tensão nas costas e no pescoço.

Tornozelo no joelho

A área do quadril também é um importante ponto de estresse. Para soltar as articulações, sente-se ereto, dobre o joelho direito para fora e coloque o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. Para um alongamento mais profundo, incline-se para frente. Segure por cinco respirações e repita no lado oposto.

E você, o que tem feito para criar a sua rotina de hábitos saudáveis? Se gostou deste artigo, cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse