Corretor: confira dicas para auxiliar seu cliente no sonho da casa própria

Ao longo da carreira, qualquer corretor de imóveis atuando na área residencial irá encontrar muitos clientes buscando realizar o sonho da casa própria. Mais do que em casos de procura por imóveis comerciais ou para locação, a compra de uma nova casa para a família é um momento muito especial para os envolvidos, sendo um grande marco na vida de muitas pessoas.

Afinal, uma nova casa não é apenas a compra de mais um imóvel – é a conquista de um novo local para chamar de lar. Neste processo, o trabalho do corretor é ajudar da melhor maneira possível o seu cliente a encontrar a habitação mais adequada para as suas expectativas e necessidades, além de facilitar o processo de compra e prestar auxílio para as dúvidas que podem surgir no caminho.

Prestar um atendimento de qualidade e garantir uma experiência de compra positiva para o cliente não são apenas maneiras eficientes de aumentar as suas chances de venda. Elas também são a chave para conquistar a satisfação e fidelidade do consumidor, que poderá voltar a procurar você para outros negócios no futuro ou até mesmo resultar em indicações para mais oportunidades de venda.

Por isso, é essencial que o corretor saiba como lidar com este processo para marcar positivamente o processo de compra do cliente. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você auxiliar o seu cliente a conquistar o sonho da casa própria e aumentar as suas chances de fechar vendas. Confira a seguir!

Ajude o cliente a entender do que precisa

 

Muitas pessoas, ao começar a procurar um novo imóvel, já possuem uma vaga ideia do que precisam. No entanto, a procura fica muito mais fácil ao ajudar o cliente a entender do que precisa e caracterizar os critérios mais e menos importantes, dirigindo a busca para os imóveis que melhor se encaixam nas preferências da família. Para isso, monte um briefing do que é considerado mais essencial para os clientes, como a proximidade de escolas ou do trabalho, e liste itens eletivos que são os diferenciais que eles gostariam de ter, mas não são cruciais – como um espaço para receber os parentes ou uma piscina.

Apresente os potenciais do imóvel

Ao mostrar as opções disponíveis, auxilie o cliente a ver o que cada um dos imóveis tem a oferecer. Busque entender suas atividades favoritas, e sugira utilizações para os ambientes. Chame a atenção para as características positivas do espaço, como a qualidade da luz e da ventilação, a beleza da vista das janelas, ou a facilidade de fazer um piquenique no parque ao lado. Mostre os diferenciais de cada possibilidade, e ajude-os a ver como poderia ser a sua vida naquele local.

Faça bom uso do seu conhecimento técnico

É fato que a maior parte das pessoas possui pouco conhecimento de imóveis. Portanto, muitos dos seus clientes não saberão julgar a qualidade física de um imóvel, avaliando somente critérios como a disposição dos cômodos, o espaço disponível e a beleza dos revestimentos. Como corretor, você pode ajudar os clientes a ver a qualidade dos acabamentos e da estrutura do imóvel, observando a idade da edificação, o padrão dos arremates e a infraestrutura do condomínio, como os elevadores e as áreas comuns.

Fale sobre o futuro da casa própria

A compra da casa própria é uma aquisição para o futuro. Por isso, é importante ajudar o cliente a pensar nas suas necessidades a longo prazo. São um jovem casal que pretende ter filhos? Talvez um lar mais espaçoso e perto de escolas de qualidade possa ser uma boa alternativa. A família considera adquirir mais um carro no futuro próximo? Uma vaga extra na garagem pode ser um diferencial importante. Lance algumas ideias para iniciar uma breve reflexão a respeito do que pode ser bom para os próximos anos.

Colabore no processo de negociação

O processo de negociação pode ser uma das partes mais complicadas da compra da casa própria. Instrua o cliente a respeito de como funciona uma negociação imobiliária e dê sua opinião sincera a respeito dos valores envolvidos. A prestatividade é muito apreciada, mesmo que em alguns casos sua mediação não seja tão necessária.

Facilite a parte da documentação

A burocracia com a documentação, então, pode ser até mesmo assustadora para algumas pessoas. Explique brevemente como funcionam os principais documentos do imóvel, e o que é necessário para que a transação seja feita com total regularidade, evitando futuras pendências. Garantir o bom fechamento da compra também é importante para assegurar uma experiência completamente positiva para o consumidor.

O corretor é uma peça chave na experiência do cliente ao conquistar a sua casa própria. Com uma boa parceria, é possível oferecer ótimas condições de pagamento e simplificar ainda mais a documentação do imóvel, garantindo ainda mais oportunidades bem-sucedidas de vendas. Entre em contato para ser nosso parceiro. Venha fazer negócios com a gente!

 

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