26JUL

Dicas para fazer um upgrade de imóvel

Para muitas famílias, a busca por um upgrade na moradia é um dos principais objetivos a serem conquistados.

Enquanto a parcela de pessoas que buscam um novo imóvel ainda é em maior parte representada por famílias em busca da sua primeira casa própria, um estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica concluiu que mais de um terço dos consumidores que têm intenção de comprar um imóvel no Brasil pretendem fazer um upgrade de residência.

Esta é uma tendência importante do mercado nacional. Segundo a pesquisa, 34% destas famílias já vivem em casa própria mas estão atrás de um espaço mais adequado para as suas necessidades.

Isso demonstra que a passagem do tempo e a mudança das dinâmicas familiares é um aspecto essencial a se levar em conta na hora de escolher um novo imóvel. Às vezes, pode ser por conta do crescimento da família com novos filhos a caminho, ou um espaço mais bem localizado para que os pais tenham mais facilidade de chegar ao trabalho e levar os pequenos à escola.

No fim das contas, os motivos podem ser vários – o importante é encontrar um lar que atenda as preferências e requisitos para garantir o conforto dos habitantes. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, muitas vezes pode ser difícil identificar com precisão as melhores opções para as necessidades da família.

Pensando nisso, a Edificart preparou este artigo com algumas orientações básicas de como encontrar um novo espaço para que sua família possa viver mais feliz, em um local com mais conforto e comodidade. Confira a seguir nossas dicas para fazer um upgrade de imóvel e descubra como escolher o melhor lar para a sua família!

Dica 1: defina suas prioridades


Entender os principais requisitos da sua família é o primeiro passo para encontrar uma moradia adequada. Para ser preciso neste processo, você pode fazer uma lista de “itens indispensáveis” com o que é realmente essencial para a sua família, como estar em um bom distrito escolar, perto do trabalho ou ter um certo número de quartos.

Ao criar sua lista de necessidades, considere a fundo o estilo de vida da família. Precisa de uma casa com muito espaço no quintal? Você passa muito tempo na cozinha? Ainda consideram a ideia de ter mais filhos? Ou eles estão chegando perto da idade de irem para a universidade?

Em seguida, é interessante criar uma segunda lista, com desejos de coisas que vocês gostariam de ter no novo imóvel – mas que não são essenciais. Para encontrar sua nova moradia, tente combinar suas necessidades e desejos com seu orçamento e o que está disponível no mercado atual. Você pode não conseguir tudo o que deseja, mas ter uma lista ajudará a apontar você e sua família na direção certa.

Dica 2: esteja atento à localização


Todo o mundo sabe que a localização é um dos aspectos mais importantes a se considerar na hora de fazer um upgrade de moradia, e isso ocorre por diversos motivos.

Uma das razões é o potencial de que a valorização da sua casa cresça com o tempo. Mesmo uma bela casa construída acima dos padrões do bairro terá dificuldade em manter seu valor no mercado, e pode ser um mau investimento a longo prazo.

No entanto, uma boa localização pode dar a você mais do que apenas uma probabilidade maior de aumento do valor da casa. Uma moradia bem situada pode significar um deslocamento mais fácil pela cidade, uma área central com acesso a restaurantes e lojas, boas escolas e muito mais. Encontrar o local certo para suas necessidades provavelmente deixará sua família muito mais feliz a longo prazo.

Dica 3: pense a longo prazo


Os imóveis são investimentos de valor relativamente alto, e costumam se tornar o lar da família por anos. Por isso, é importante considerar não apenas as suas necessidades imediatas, mas também pensar o que pode ocorrer a curto ou médio prazo que possa vir a alterar os seus requisitos.

Se planejam mais um bebê, por exemplo, é bom levar isso em consideração ao escolher a localização e a área mínima do novo imóvel. Pensar na possibilidade de um cômodo para home office é outra ideia comum, pois pode se tornar a nova realidade para muita gente mesmo no pós-pandemia.

Dica 4: escolha uma boa construtora


Fazer um upgrade de imóvel é uma forma de investimento do patrimônio da família – e, como qualquer investimento, deve ser feito com cuidado. Por isso, você precisa ter confiança de que está investindo seu dinheiro com segurança.

Conhecer a empresa por trás do seu novo imóvel é a melhor maneira de garantir a qualidade do seu próximo lar. Por isso, negocie apenas com construtoras de credibilidade e experiência no mercado para assegurar um bom investimento para a família.

Dica 5: dê preferência a cidades litorâneas


Você sabia que, durante a pandemia, a procura por imóveis em áreas litorâneas ou no interior aumentou em 60%? Ao passar mais tempo em casa, as pessoas passaram a perceber a importância de uma região e ambiente de qualidade para a família, o que levou a este aumento no interesse.

Por isso, vale a pena considerar levar a sua família para uma área litorânea para garantir mais qualidade de vida e tranquilidade ao longo de todo o ano!

Para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter.