Entenda os apartamentos preparados para o futuro

Como um prédio pode durar várias décadas, uma nova construção é um investimento significativo que precisa ser devidamente planejado com uma visão de longo prazo de como beneficiará – e não impactará negativamente – as gerações futuras. 

Com o crescimento da conscientização das repercussões das mudanças climáticas no planeta, os edifícios sustentáveis são respostas importantes para desacelerar o impacto negativo da presença humana no planeta.

A construção de edifícios verdes é talvez o exemplo mais direto de ações construtivas que beneficiam a cidade a longo prazo. De forma geral, os edifícios sustentáveis são estruturas que reduzem seu impacto por serem eficientes em termos de recursos e ambientalmente responsáveis ao longo de seu ciclo de vida. 

Eles fornecem os mesmos benefícios que os edifícios convencionais, ao mesmo tempo que protegem o meio ambiente, melhorando a saúde e o bem-estar humanos e conservando recursos valiosos como água e energia.

Na verdade, grande parte das estratégias ecológicas empregadas pelos edifícios sustentáveis são capazes de oferecer ainda mais vantagens do que as construções tradicionais – tanto em termos econômicos quanto de qualidade de vida e conforto. Por isso, são tendências cada vez mais fortes para o futuro, tanto para os usuários dos espaços quanto para os investidores em imóveis.

Neste artigo, vamos explicar as principais características dos edifícios sustentáveis para que sejam consideradas construções conscientes. Confira a seguir e entenda o que torna estes apartamentos preparados para o futuro!

Eficiência energética

A eficiência energética é uma das características mais proeminentes de uma construção sustentável. A preocupação com a redução do consumo de energia pode ser abordada de várias formas, como o incentivo ao uso de ventilação e iluminação natural, boa vedação das aberturas para aumentar a eficiência do ar condicionado, o uso de recursos renováveis, instalação de painéis solares, e a utilização de luzes com eficiência energética e temporizador, por exemplo. 

Como resultado, é fácil diminuir significativamente o consumo de energia sem impactos negativos na rotina dos usuários – o que também se traduz em economia com eletricidade ao final do mês.

Qualidade dos ambientes internos

Os edifícios sustentáveis beneficiam todas as partes envolvidas com a construção – incluindo os seus ocupantes! Cada unidade é projetada para garantir aos residentes muita luz natural, vistas panorâmicas e qualidade superior do ar. 

Com maior preocupação para o bom aproveitamento do condicionamento de ar, um apartamento em um empreendimento sustentável irá bloquear também o ruído e a poluição do ar, melhorando a saúde e o bem-estar de seus residentes. Como resultado, isso também mantém a umidade sob controle, o que, por sua vez, reduz a possibilidade de aparecimento de mofo ou bolor.

Materiais de construção ecológicos

Os edifícios sustentáveis devem ser ecológicos desde o seu início. A construção e o projeto são executados levando em consideração a fauna e a flora existentes, preferencialmente com matérias-primas ecologicamente corretas e adquiridas de fornecedores locais. Se possível, eles devem também utilizar materiais reciclados, enquanto o local da construção deve ser limpo de poluentes e materiais tóxicos, além de contribuir com a infraestrutura da sociedade.

Gerenciamento inteligente de resíduos

O desperdício de materiais e excesso de lixo nos aterros sanitários são uma preocupação urgente nas cidades de hoje, tornando a gestão de resíduos eficiente uma necessidade importante. 

Assim, edifícios sustentáveis ​​são construídos com o objetivo de reduzir o desperdício ao mínimo, tanto durante o seu desenvolvimento quanto ao longo do seu uso pelos residentes. Mesmo após a ocupação, os edifícios verdes oferecem sistemas de gestão de resíduos eficientes com a segregação de resíduos úmidos e secos para reduzir ainda mais o impacto negativo no meio ambiente.

Preservação de recursos hídricos

A água é um dos nossos recursos esgotáveis ​​mais valiosos. Por isso, os edifícios sustentáveis priorizam a eficiência hídrica desde a construção até a conclusão, utilizando para este fim estratégias como a instalação de torneiras de baixo fluxo e ampla captação de água da chuva, por exemplo. Outra característica importante dos edifícios verdes é o uso de fontes alternativas de água para irrigação e saneamento – especialmente cisternas e água cinza.

Estilo de vida saudável

Os edifícios verdes são construídos visando a sustentabilidade, nutrindo a flora e a fauna ao seu redor. Isso significa que esses empreendimentos apresentam novos espaços abertos e paisagens exuberantes que promovem um estilo de vida saudável, promovendo caminhos cênicos para exercícios, jardins prósperos e parques verdes que cativam seus sentidos e o teletransportam para um mundo livre de poluição e contaminação. Por sua vez, este contato com a natureza terá um enorme impacto positivo em sua mente, corpo e alma – algo que não temos na vida urbana de hoje.

A Edificart preocupa-se em trazer as tendências mundiais de construção sustentável para os seus empreendimentos. 

No Life Residence, empregamos uma série de estratégias para diminuir os impactos ambientais da construção, beneficiar a cidade e natureza do entorno, e alavancar a qualidade de vida dos moradores. Para saber mais sobre este assunto, confira nosso artigo sobre Por que investir em empreendimentos sustentáveis!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + vinte =

plugins premium WordPress

Tenho interesse