O momento da entrega das chaves: o que você deve saber?

Comprar um imóvel é sempre a realização de um sonho. Você passa pelo processo de compra, espera o empreendimento ficar pronto, vence todas as etapas do processo, e finalmente chega o grande momento: a entrega das chaves.

Mas você sabe como se preparar para receber o seu novo imóvel? Por conta do entusiasmo de ter conquistado a sua nova propriedade e estar finalmente no final dessa jornada, muitas pessoas acabam negligenciando este estágio final – que é uma das partes mais importantes do processo inteiro.

Por isso, é importante estar preparado para a entrega das chaves. Neste artigo, vamos explicar o que ocorre no momento de recebimento do seu imóvel e os principais pontos a que você deve se atentar. Confira a seguir!

Como funciona a entrega das chaves?

O processo de recebimento do imóvel na verdade consiste de várias pequenas partes. Quando o empreendimento fica pronto, a construtora convida todos os compradores a participar de uma assembleia de instalação do condomínio. 

Em seguida, devem ser realizados os últimos ajustes na documentação e questões de pagamento. Por exemplo, será dada entrada no registro de imóveis para a escritura do espaço – e, para isso, é necessário pagar a taxa do registro, assim como impostos relacionados.

Em seguida, é possível agendar a vistoria para os dias seguintes. Depois de conferir o local e garantir que as duas partes já estão prontas para concretizar a transferência, é hora de assinar os termos. É neste momento que ocorre a entrega das chaves. 

Após recebê-las, o comprador passa a ser responsável pelo pagamento de taxas condominiais e impostos relativos à propriedade, pois é legalmente seu novo proprietário.

O que avaliar na vistoria?

A vistoria é o momento prévio à entrega das chaves em que você tem a oportunidade de checar o imóvel e garantir que está tudo certo com ele. Caso encontre algum defeito, você pode requisitar que a construtora corrija erros ou problemas antes de aceitar o recebimento do espaço.

Desta forma, você deve saber o que observar durante a vistoria para ter certeza de que o imóvel está sendo entregue conforme o prometido e em boas condições. Leve o memorial descritivo do contrato e confira todas as especificações que estão indicadas no documento, tanto a respeito da estrutura quanto dos materiais utilizados.

Se as instalações elétricas e hidráulicas estiverem ligadas, você pode ir testando todas para ver se estão em bom funcionamento. Do contrário, é possível pedir para que este fato conste no relatório de vistoria. 

Verifique visualmente se a pintura está bem feita e se os revestimentos estão bem instalados. Você pode conferir o nível do piso com um nível de bolha ou uma bolinha de gude, e dar pequenas batidas nos revestimentos cerâmicos para ouvir se estão bem colados à superfície.

Procure também por manchas, riscos ou rachaduras. Você pode solicitar a troca de materiais riscados e questionar a presença de manchas ou rachaduras, que podem indicar problemas estruturais mais sérios, como infiltrações. Veja se as janelas abrem e fecham com facilidade, e se os batentes das portas estão bem alinhados e funcionando.

Uma dica valiosa é levar uma câmera no dia da vistoria e datar estas imagens com a máquina. Aceite o imóvel somente após a construtora fazer todos os acertos que você requisitou. No entanto, se perceber algum problema após o recebimento, não se preocupe – o Código de Defesa do Consumidor estipula que o comprador tem até 90 dias para notificar a construtora no caso de um defeito aparente, mesmo após a assinatura do documento.

Cuidados com a documentação

Ainda existem alguns cuidados com a documentação no recebimento da propriedade. Para a entrega das chaves, você deve ainda aguardar a expedição do documento de habite-se, a instalação do condomínio e a individualização da matrícula da sua unidade, além de ler com cuidado os termos de aceite do imóvel. 

Cheque se todos os documentos envolvidos estão devidamente assinados e se todas as cláusulas estão claras. Em caso de dúvida, não hesite em questionar a construtora para que esteja tudo bem escrito nos documentos.

Financiamento em dia

Em caso de financiamento, o cuidado deve ser redobrado, pois a inadimplência de qualquer parcela pode impedir a entrega das chaves ao comprador. 

Assim, é essencial estar com todos os documentos que comprovam o pagamento organizados e em mãos, para que você possa validar que está tudo em ordem para o recebimento do imóvel.

Converse com a sua construtora

Durante todo o processo de compra e recebimento do imóvel, você deve estar em contato com os profissionais para saber os prazos de entrega de cada etapa e demais informações a respeito do andamento do empreendimento. 

Uma boa construtora deve ter uma equipe disponível para tirar todas as dúvidas do comprador e resolver qualquer problema que possa vir a aparecer, explicando ao longo do decurso o que deve ser esperado pelos clientes. 

Por isso, é muito importante escolher uma empresa de qualidade para fazer o seu investimento com segurança, garantindo o recebimento de um bom imóvel e uma compra feita com tranquilidade.

Com uma boa construtora como parceira e tudo em dia, a entrega das chaves vira um momento de conquista e felicidade. A Edificart é uma empresa com 14 anos de história e muita experiência em sua atuação no mercado de Itajaí. Visite nosso site e conheça nossos empreendimentos. Esperamos você!

6 respostas

  1. Adorei todas as dicas e muito bom estar antenado com todas as informações que esse artigo nós oferece parabéns por nós da tanta informação importante

  2. Se o comprador do imóvel não pegar as chaves no dia da entrega por falta de pagamento de um taxa de entrega.. ele tem algum prazo pra pega-la. Tipo ele pode pagar a taxa de entrega das chaves daqui 3 meses e pegar a chave sem nenhum problema.

  3. Bom dia , quando é realizado o pagamento das chaves ? O empreendimento nem está pronto e a empresa já pode cobrar as chaves ? Ou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − seis =

plugins premium WordPress

Tenho interesse