06MAI

Investindo em imóvel para locação

Investir em um imóvel para locação é uma ótima maneira de gerar rendimento aplicando o seu dinheiro em uma aplicação muito segura e rentável. Muitas pessoas gostam de dizer que esta é uma boa maneira de lucrar duplamente: além de receber a renda mensal do aluguel, você também se beneficia com a valorização da propriedade e da área em que ela se encontra.

No entanto, para investir em um imóvel para locação é importante estar preparado. O mercado imobiliário é muito vasto e conta com muitas opções diferentes disponíveis para negócio, o que faz com que muitos investidores se sintam perdidos e tenham dificuldade em definir a melhor alternativa para o seu investimento. Assim, a falta de pesquisa e instrução anterior pode levar a uma escolha equivocada, diminuindo o sucesso do seu novo negócio.

Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a encontrar o seu investimento imobiliário ideal e alcançar o retorno financeiro almejado. Veja a seguir 6 dicas certeiras para escolher o seu imóvel para locação e garantir um investimento seguro e lucrativo.

Faça seu planejamento


Ao decidir investir em um imóvel para locação, a primeira dica é sempre começar pelo planejamento. Este momento de organização das finanças e estruturação da sua ideia de negócio será a base para vários critérios importantes a serem utilizados na hora de escolher o melhor imóvel para o seu investimento.

Desta forma, analise com cuidado sua situação econômica, preveja uma reserva de dinheiro de segurança, e estipule o orçamento disponível para seu novo negócio. Da mesma maneira, estude suas principais prioridades para o investimento. Por exemplo, o mais importante é ter um investimento sólido com retorno garantido? Ou prefere ter um lucro mais alto, mesmo que isto signifique um pouco mais de risco? A tranquilidade de contratos longos ou a flexibilidade de trocar de locador com frequência? Esta é a hora de definir todas estas questões.

Escolha o imóvel certo


Salas comerciais, apartamentos, flats, studios, lojas, galpões, casas de temporada... são muitas as opções de propriedades entre as quais você deve escolher o seu novo imóvel para locação. Agora que você já tem algumas linhas gerais das suas prerrogativas para o negócio, é hora de conhecer as principais características dos diferentes tipos de propriedade e buscar entender a que melhor traduz suas expectativas com o investimento. Além disso, leve em consideração também as características da cidade em que pretende investir para tomar a sua decisão.

Entenda o que o seu público busca


Para garantir que o seu imóvel permaneça sempre locado, é essencial que ele atenda às principais necessidades do seu público. Para isso, você deve entender quem serão seus clientes e o que eles procuram. Para um imóvel de três dormitórios, por exemplo, provavelmente a maior procura será de famílias com crianças, que valorizam áreas tranquilas e próximas a escolas e supermercados. Um flat ou studio é ideal para estudantes ou trabalhadores solteiros, assim como jovens casais – que darão preferência a uma boa localização perto de centros comerciais e de negócios. Pensar com esta lógica é a melhor forma do investidor garantir a preferência dos clientes frente ao mercado.

Acompanhe as tendências e diferenciais em voga


Outra maneira de assegurar a procura e o interesse pelo seu imóvel para locação é estar atento às tendências e diferenciais. Estas são as características que farão a sua propriedade se destacar das outras e valorizar ainda mais, pois os clientes se dispõe a pagar valores mais altos por maior conforto. Alguns exemplos são uma área gourmet, uma sacada ampla, um quintal com piscina ou um condomínio com diversas facilidades, entre outros.

Pesquise o mercado por um bom preço


Quando falamos de imóvel para locação, a pesquisa por um bom valor de investimento se torna ainda mais importante. Ao procurar uma propriedade para si mesmo, faz sentido aceitar um custo mais alto se o espaço reflete as suas preferências pessoais. No caso de um investimento para locação, por sua vez, é fundamental que o investidor atue com racionalidade e analise os preços de cada imóvel de acordo com o que ele oferece de vantagem para o negócio. Compare os valores de diferentes opções entre si e analise as características das propriedades para definir a que tem melhor custo-benefício.

Preste atenção à regularidade da transação


Qualquer transação imobiliária envolve quantias significativas de dinheiro – e uma quantidade igualmente expressiva de burocracia. Por isso, tome bastante cuidado tanto com o processo de aquisição do seu investimento quanto com a locação, posteriormente. Peça sempre a documentação completa do vendedor ou locador, e não hesite em buscar ajuda especializada em caso de dúvida. Por fim, confie somente em empresas bem estabelecidas para os seus negócios, que garantam toda assistência necessária e façam todos os procedimentos de forma regular.

Você já conhece a Edificart? Nós somos uma empresa de credibilidade e referência no lançamento de empreendimentos repletos de benefícios e atrações para o seu negócio. Invista no seu imóvel para locação com segurança e sucesso, conte com a Edificart!