O que você precisa saber sobre financiamento imobiliário

A disponibilidade de crédito para financiamento imobiliário fez com que este tenha se tornado uma das formas mais populares de aquisição de imóveis nos últimos anos. No entanto, o processo de obtenção de crédito e posterior pagamento contempla uma boa dose de burocracia e requer atenção aos detalhes, uma vez que pequenos termos podem interferir significativamente no valor final a ser pago pelo devedor.

Por isso, é importante entender bem como funciona o financiamento imobiliário antes de assinar um compromisso de pagamento deste porte. Enquanto a melhor instituição e taxas de pagamento podem variar de caso a caso, saber o que você pode utilizar a seu favor é a melhor maneira de garantir boas condições para adquirir o seu imóvel.

Veja a seguir algumas informações práticas essenciais sobre o financiamento imobiliário e esteja preparado para conquistar o crédito para o seu imóvel com tranquilidade.

As condições de pagamento variam em diferentes instituições

Mesmo pequenas diferenças no custo ou nas taxas podem gerar uma grande economia ou gasto para o comprador quando se trata de um financiamento imobiliário. Ao definir qual instituição oferece as melhores condições de crédito, a dica é analisar a soma total das prestações e utilizar este valor como principal ponto de comparação, uma vez que os percentuais das taxas e outros custos cobrados podem ser apresentados de forma confusa e levar a entendimentos enganosos.

A própria construtora pode ser uma grande aliada ao fazer um financiamento para imóvel novo

Ao comprar um imóvel novo ou na planta, é interessante consultar a construtora ou incorporadora a respeito da sua disponibilidade de financiamento imobiliário. Muitas empresas deste ramo oferecem crédito para os seus compradores com condições mais vantajosas e flexíveis do que outras instituições, uma vez que estão interessadas em efetuar a venda. Em um investimento deste tipo, vale a pena conferir suas opções.

Alguns convênios oferecem condições especiais de negociação

Alguns bancos e instituições financeiras têm convênios estabelecidos com diversas empresas públicas e privadas, que podem oferecer condições diferenciadas para o seu financiamento imobiliário – desde juros mais baixos a prazos maiores, por exemplo. Assim, outra ideia é consultar se o seu local de trabalho possui convênio com alguma instituição e se esta parceria não torna o crédito mais vantajoso para você.

O seu FGTS pode ser uma boa ajuda – mas apenas em alguns casos

O FGTS pode ser utilizado como ajuda financeira para pagar o seu financiamento imobiliário, seja quitando prestações ou como entrada. No entanto, existem várias restrições a que o comprador deve estar atento antes de contar com este auxílio. Por exemplo, o valor total financiado não pode ultrapassar 585 mil reais, ou ser proprietário de outro imóvel na mesma zona metropolitana. Além disso, se o atual proprietário utilizou o FGTS para pagar pelo imóvel em questão, um novo comprador só pode fazer o mesmo depois de 3 anos.

Os simuladores de crédito ajudam a projetar o pagamento

Existem vários tipos e condições de financiamento imobiliário, e definir qual a melhor opção para o seu caso nem sempre é uma tarefa fácil. Para auxiliar nesta questão, várias instituições já contam com simuladores de crédito até mesmo em seus sites, em que você pode simular o valor das prestações, quanto você precisará comprovar de renda para cada cenário e o prazo de quitação, entre várias outras variáveis. Isso pode ajudar a visualizar melhor as vantagens e desvantagens de cada conjuntura, levando a uma decisão mais acertada para o seu orçamento.

Saiba os documentos que precisa para fazer o financiamento

Ao entrar com um pedido de financiamento imobiliário, é normal que a instituição peça uma série de documentos para aprovar sua requisição. A documentação pode variar um pouco de caso a caso, mas normalmente é necessário apresentar cópias de RG e CPF, comprovante de estado civil, anuência do cônjuge (em caso de casamento ou união estável), e comprovação de fonte de renda. Esta última parte pode ser realizada através da apresentação de holerites, extratos bancários, declaração de imposto de renda, contrato de prestação de serviço e similares. Após isso, a instituição analisa seu nome no SPC (serviço de proteção ao crédito) para verificar se existem pendências, para enfim aprovar seu financiamento imobiliário.

Cuidado com o peso do financiamento no orçamento da família

Outro cuidado a se estar atento ao entrar com um pedido de financiamento imobiliário é o valor das prestações. Por ser um crédito de longo prazo e com alto valor envolvido, um ponto a se ter cautela é que o custo mensal não ultrapasse 30% da renda da família para este período. Na maior parte dos casos, as próprias instituições não aprovam financiamentos que ultrapassam esta linha pelas altas chances de inadimplência. Desta forma, proteja seu investimento ao se comprometer com um valor que será capaz de pagar sem problemas no futuro.

Você pode aprovar seu crédito com antecedência

Normalmente, o tempo necessário para realização das simulações e análise da documentação faz com que o prazo de aprovação de um financiamento imobiliário seja de 30 a 45 dias, em média. O que muita gente não sabe é que é possível conseguir a aprovação do seu crédito antes mesmo de encontrar o imóvel que você deseja. Para adiantar o processo, você pode entrar com o pedido de financiamento com antecedência e conseguir uma carta de crédito, que garante que você conseguirá o dinheiro necessário para a aquisição quando efetuar a compra – se estiver tudo nos conformes com o imóvel e o vendedor em questão, é claro. Esta carta de crédito costuma ter validade mínima de três meses.

Contar com o apoio de uma equipe preparada para auxiliar o comprador a fazer as melhores escolhas é essencial para adquirir o seu imóvel com tranquilidade e segurança. Visite o site da Edificart para conhecer a nossa empresa e conferir os nossos últimos lançamentos que estão disponíveis para compra no momento. Venha realizar seu sonho com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse