Por que investir em empreendimentos sustentáveis

A palavra do século é sustentabilidade. Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais relevante, e a busca por ações ecologicamente corretas vem ganhando gradativamente mais espaço no mercado. Neste contexto, os empreendimentos sustentáveis são a maior tendência na área imobiliária, conquistando a preferência dos consumidores e gerando grandes oportunidades para os investidores.

As construções sustentáveis são aquelas que buscam criar empreendimentos em harmonia com o meio ambiente, oferecendo diferenciais importantes que as tornam mais ecológicas e oferecem mais conforto para os usuários, aumentando a sua atratividade frente à competição. Para isso, utilizam soluções que as tornam mais eficientes, rentáveis e duráveis, enquanto também focam no bem-estar e na qualidade de vida.

Desta forma, os empreendimentos sustentáveis vêm sendo cada vez mais visados pelos investidores imobiliários, que estão encontrando neles ótimas aplicações para proteger seu capital e aumentar o seu patrimônio. Neste artigo, vamos entender melhor por que investir em empreendimentos sustentáveis é uma ótima alternativa de negócios. Confira!

A importância dos empreendimentos sustentáveis

A relevância dos empreendimentos sustentáveis pode ser percebida a partir de vários pontos de vista diferentes. Por um lado, este tipo de edificação diminui o desperdício de materiais e de energia, reduzindo o consumo de recursos tanto durante a sua construção quanto ao longo da sua utilização. Por outro, eles estimulam a busca por uma vida mais natural e sustentável, seja através do acesso a hortas e pomares comunitários, do incentivo ao descarte consciente de resíduos, da facilitação em fazer escolhas mais ecológicas no dia a dia ou ao mostrar que uma rotina assim está ao nosso alcance.

Além de serem projetadas para diminuir o seu impacto no meio ambiente, estas construções trazem economia para os moradores e são capazes de alavancar a qualidade de vida dos seus usuários. Muitas das soluções empregadas visando a economia de recursos e a redução do impacto ambiental também garantem benefícios para as pessoas que ocuparão estes espaços. Por exemplo, a aplicação de estratégias para diminuir o consumo de energia com condicionadores de ar e com iluminação artificial busca aumentar o conforto térmico e aproveitar a iluminação de forma natural, também beneficiando a saúde e o bem-estar dos usuários. Assim, os empreendimentos sustentáveis oferecem soluções com múltiplas vantagens.

A sustentabilidade como diferencial competitivo

Você provavelmente já ouviu falar que a sustentabilidade é um grande diferencial para negócios. Cada vez mais a população vem se atentando para o seu papel como consumidores, aumentando a preferência do público por iniciativas ecológicas. Neste sentido, os empreendimentos sustentáveis não são apenas um produto ambientalmente consciente, mas também são uma oportunidade de trazer mais sustentabilidade e qualidade de vida para a rotina do cliente. Com o aumento da preocupação ambiental, a tendência é que a busca por este tipo de imóvel cresça cada vez mais – o que se traduz em maior potencial de valorização e rendimento para o investidor.

Investindo para o futuro

Muitos investidores deixam de investir em empreendimentos sustentáveis por acreditarem que serão negócios de custo mais alto. No entanto, os estudos apontam que um edifício sustentável custa de 2 a 7% a mais para ser construído em relação à engenharia tradicional, enquanto o tempo de retorno do investimento pode ser reduzido em mais de 50%. Em um negócio a longo prazo, a rentabilidade do investimento compensa em muito o valor inicial do imóvel, uma vez que os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos diferenciais oferecidos pelo espaço, como a qualidade de vida proporcionada e a economia ao final do mês com as contas de água e de luz.

Por uma vida mais sustentável: conheça o Life Residence

Entendendo a importância dos empreendimentos sustentáveis e das vantagens que eles oferecem tanto aos investidores quanto aos consumidores finais, a Edificart lançou o Life Residence. Com várias soluções para tornar o espaço mais ecológico e aumentar o conforto dos usuários, o complexo oferece áreas de horta e pomar comunitários, bicicletas para uso comunitário dos moradores, coletores de resíduos para reciclagem, e diversas estratégias para reaproveitar a água da chuva e diminuir o consumo de recursos do empreendimento. Com tantos diferenciais, o reconhecimento do público é positivo: nos últimos quatro anos, 100% das unidades dos empreendimentos da Edificart foram vendidas antes da entrega das obras.

Pensar na sustentabilidade é uma responsabilidade de todos em busca de um futuro mais saudável para o planeta. Aqui na Edificart, nós criamos nossos projetos pensando em lançar empreendimentos capazes de promover mais sustentabilidade na vida dos seus usuários. Confira em nosso site todas as soluções que planejamos para o Life e venha investir em um mundo mais sustentável com a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 15 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse