15FEV

Saúde e qualidade de vida: aproveitando a luz solar dentro de casa

Como está a luz solar dentro da sua casa?

Nas últimas décadas, a principal mensagem de saúde pública em relação ao sol vinha se concentrando em garantir que as pessoas não passem muito tempo ao sol, a fim de reduzir o risco de câncer de pele. Mas um crescente corpo de evidências mostra uma cadeia ainda maior de efeitos negativos para a saúde quando não recebemos luz solar o suficiente.

Por isso, o projeto de edificações sustentáveis - que se concentram tanto na saúde dos habitantes quanto na saúde do planeta - inclui maximizar a iluminação natural. Os estudos demonstram que a luz solar aumenta nosso foco e concentração, diminui a pressão sanguínea, reduz o stress e ansiedade, fortalece o sistema imune, previne tristeza e depressão, ajuda a melhorar a qualidade do sono e nos dá mais energia. Além de todos estes benefícios para a saúde, a luz natural pode ainda diminuir as contas de eletricidade, sendo uma solução ecológica e simples que todos temos à disposição.

Neste artigo, vamos descobrir como aproveitar ao máximo a luz solar dentro de casa e incorporar mais sol em nossa rotina. Confira a seguir:

Como aproveitar ao máximo a luz solar dentro de casa?


Nem sempre temos à disposição grandes fachadas envidraçadas ou a possibilidade de abrir a casa todos os dias para deixar a luz entrar, não é mesmo? Mas, com algumas estratégias simples, é possível maximizar a entrada de claridade e aproveitar ao máximo esse recurso dentro de casa. Algumas dicas que você pode aplicar nos seus ambientes são:

Mantenha as janelas e vidraças limpas

As portas, janelas e demais esquadrias envidraçadas são a maneira mais fácil de garantir a entrada de luz solar dentro de casa, pois permitem a passagem de iluminação natural mesmo fechadas. Assim, é fácil propiciar a entrada de luz sem abrir mão da segurança e do controle da temperatura interna, por exemplo.

No entanto, vidros sujos podem criar uma barreira contra a luz, bloqueando a passagem ou criando um efeito desagradável na iluminação. Por isso, mantenha as suas janelas e vidraças limpas para aproveitar ao máximo a luz solar na sua casa.

Utilize espelhos em locais estratégicos

Os espelhos são ótimos aliados da decoração inteligente. Além de gerar a sensação de amplitude no cômodo, eles são excelentes para aproveitar ao máximo a luz solar disponível. Para utilizá-lo de forma estratégica, procure multiplicar a claridade e redirecioná-la para as áreas que precisam de mais iluminação natural, como espaços de trabalho e cantos mais escuros do ambiente.

No entanto, é importante ter alguns cuidados para que o espelho seja bem utilizado. Cuidado para que eles não gerem pontos de luz e sombra indesejados, ou exponham a sua privacidade em janelas e câmeras, por exemplo. Além disso, eles também devem ser mantidos limpos para que sejam eficientes.

Valorize as cores claras

Enquanto as cores claras refletem a luz solar, as cores escuras tendem a reter a iluminação e concentrar calor. Por isso, para aproveitar ao máximo a claridade, o ideal é investir em tons claros para as suas superfícies e móveis.

Escolha as cortinas certas para sua casa

Cortinas pesadas podem bloquear a entrada de luz solar e deixar os ambientes mais escuros. Na hora de escolher as suas cortinas, priorize tecidos leves e translúcidos para permitir a passagem da claridade sem deixar de lado a privacidade das suas janelas. As telas solares são ótimas alternativas, pois permitem a entrada de luz enquanto bloqueiam a passagem dos raios UV - a parte nociva dos raios solares -, protegendo a saúde dos moradores e os móveis do desbotamento.

Criando um estilo de vida orientado pelo sol

Mais do que utilizar estratégias para aumentar a entrada de luz solar dentro de casa, é essencial saber aproveitar esta claridade natural em benefício da sua saúde e qualidade de vida! 

Aproveite o sol na sua rotina: você pode curtir o nascer do sol meditando ou praticando yoga, fazer pausas no trabalho para realizar alongamentos na luz solar, criar um espaço ao lado da janela para ler um livro, fazer exercícios leves sob a incidência direta do sol, ou usar a claridade da tarde para fazer um piquenique dentro de casa para as crianças. O importante é incorporar a presença do sol nos seus dias, tornando as suas atividades usuais ainda mais saudáveis e agradáveis.

Para saber mais sobre a importância da luz solar nos ambientes e aprender como se beneficiar da posição solar da sua casa, confira a seguir nosso artigo Por que você deve se preocupar com a luminosidade do seu apartamento. Boa leitura!