Série Morar em Itajaí: Diversão e entretenimento

Morar em Itajaí é uma ótima opção para quem está atrás de uma cidade com economia forte, grandes oportunidades de desenvolvimento profissional e um bom potencial de crescimento para a família. No entanto, ela é muito mais do que isso.

Itajaí é uma cidade linda, com muitas belezas naturais, uma história rica e inúmeras opções de lazer e entretenimento. São desde opções culturais e educativas até passeios para curtir a natureza e o mar, seja em família, com os amigos, ou sozinho.

Neste artigo, vamos conhecer algumas das alternativas de diversão e entretenimento que a cidade oferece para quem decide morar em Itajaí. Confira a seguir!

Atrativos naturais

Itajaí é conhecida pelas suas belezas naturais, e morar em Itajaí é sinônimo de se beneficiar diariamente de todos os encantos que a natureza proporcionou para a cidade! Entre os principais pontos de passeio, não podemos deixar de lembrar destes:

Baía Afonso Wippel, ou Beira Rio

 

 

A Baía é um local de caminhada, navegação, ciclismo e atividades náuticas, muito movimentada tanto por habitantes locais quanto por turistas. A área é conhecida como a casa de várias famílias de capivaras, e conta com um calçadão e uma ciclovia que dão visão panorâmica dos barcos de pesca artesanais, veleiros, e embarcações de luxo. Além disso, fica ao lado da via gastronômica da cidade, composta por diversos restaurantes e bares.

Viveiro Fazenda Nativa

 

 

Inaugurado oficialmente em 2006, o Viveiro tem como principais atividades a produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e a recuperação de matas ciliares e nascentes. O local recebe grupos de visitantes apenas com agendamento prévio.

Parque Natural Municipal do Atalaia

 

 

Com mais de 19 hectares de área preservada com pelo menos 200 espécies de árvores e mais de 100 espécies de animais e aves, é um local destinado a preservação da biodiversidade, pesquisa, turismo ecológico, lazer e educação ambiental.

Praias

Morar em Itajaí é estar pertinho de praias conhecidas pelo país inteiro, e algumas das mais lindas do estado de Santa Catarina. Com um litoral deslumbrante e infraestrutura para passeios, algumas das praias que podemos citar são:

Praia de Cabeçudas

 

 

De águas calmas e orla aconchegante, é um dos locais mais procurados pelas famílias que querem aproveitar um dia tranquilo e agradável.

Praia do Atalaia

 

 

Com uma faixa de areia clara e fina e águas transparentes, a praia do Atalaia é muito propícia para o banho e é conhecida como uma das melhores para a prática de surf. Além disso, é uma referência mundial em surfe noturno, graças à iluminação especial que garante segurança a prática deste esporte.

Praia Brava

 

 

Com estacionamentos, serviços de praia e esportes como surf e ciclismo, é o lugar ideal para quem procura em seu dia um ambiente agradável em sintonia com a natureza e uma vista encantadora, além de oferecer noites agitadas nas casas noturnas.

Praia do Geremias

 

 

De águas tranquilas, é onde se situa um dos principais cartões-postais da cidade: o Bico de Papagaio, uma formação rochosa, esculpida acidentalmente, que lembra a figura de uma ave.

Praia da Solidão

 

 

Cercada pela Praia Brava e Cabeçudas, é uma pequena e isolada faixa de areia que está protegida por morros cobertos pela mata atlântica com águas esverdeadas e transparentes – um convite a um banho de mar!

Museus

Além das belezas naturais, o turismo cultural de Itajaí também não fica para trás. No quesito museu, podemos citar as duas instituições mais importantes:

Museu histórico de Itajaí

 

Construído em 1925 e de arquitetura eclética, o Museu Histórico de Itajaí tem um acervo de mais de 16.000 peças que representam a história da cidade desde o período colonial. Conta com exposições temáticas de curta e longa duração, dando destaque para objetos de uso cotidiano, tecnologia, armaria, mobiliário de época, ferramentas, maquetes, obras de arte e de arte sacra.

Museu Etno-arqueológico de Itajaí

 

 

Localizado na antiga estação ferroviária da cidade, este museu é um espaço que representa a memória dos imigrantes e ancestrais da região. Além do prédio, o museu conta com uma área de 6 mil m² cheia de sítios arqueológicos, que são locais com vestígios de populações e culturas antigas. Assim, é um local recheado de educação patrimonial e atividades culturais.

História e cultura

 

 

Seja para morar em Itajaí ou passar pela cidade, quem vem para cá também não pode deixar de conhecer o nosso centro histórico e ambientes culturais. A Rota do Pedestre é um caminho ao longo de algumas quadras que passa pelos principais pontos históricos da cidade, incluindo a Casa Burghardt, a Casa da Cultura Dide Brandão, a Casa Konder, a Casa Malburg, a Casa Lins, o Museu Histórico, o Mercado Público Municipal e a Biblioteca Pública.

Além destes, outros pontos que valem a visita são a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, o Mercado do Peixe, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Carmelo de Santa Teresa e a Gruta de São Miguel.

Festas e bares

 

 

Morar em Itajaí também conta com várias festas e bares para curtir as noites e os fins de semana. Alguns exemplos são o Lounge 58, The Backdoor Pub, Surreal Surfing Bar, Bowl Club, At Home e Belvedere Beach Club, com temáticas variadas e público diversificado.

Além disso, a cidade também conta com outras atrações: enquanto a vizinha Blumenau é conhecida pela sua Oktoberfest, Itajaí também conta com suas festas anuais que atraem turistas e geram muito movimento e diversão na cidade! Itajaí é famosa pela sua Marejada, também celebrada em outubro, que é uma festa tradicional na região – contando com culinária típica portuguesa, muitos peixes e frutos do mar, e várias apresentações de grupos de música e folclore. Além disso, outra data interessante é o Festival de Música de Itajaí, que ocorre em setembro e recebe músicos e bandas do país inteiro.

Leia também os demais artigos dessa série: Como é viver em Itajaí?Qual o custo de vida? e Segurança e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 5 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse