15ABR

Tendências de decoração para você personalizar seu apartamento

Um ambiente bonito e agradável pode ter uma influência positiva muito grande em nosso bem-estar, tornando a rotina mais confortável e prazerosa. Neste sentido, manter a casa sempre renovada é uma forma de garantir mais qualidade de vida no seu dia a dia e, para guiar você neste processo de evolução contínua, existem as tendências de decoração.

Como o mundo do design está sempre se transformando, todo ano os designers lançam novas ideias para transformar os ambientes e criar composições inovadoras. Acompanhar as novidades nas tendências de decoração é a melhor maneira de estar sempre a par das referências mais utilizadas do momento e escolher os seus conceitos preferidos para aplicar na sua casa.

Pensando em ajudar você a selecionar as ideias mais atraentes para transformar os seus ambientes, fizemos uma seleção dos principais conceitos que estão sendo explorados pelos designers para criar espaços incríveis e modernos. Confira neste artigo as 7 principais tendências de decoração deste ano e escolha seus elementos favoritos para personalizar o seu apartamento.

Decoração natural

Esta é sem dúvida uma das tendências de decoração que mais vêm crescendo nos últimos anos, e chega em 2020 mais forte do que nunca. Com o aumento da consciência ambiental no mundo inteiro, os conceitos de preocupação ecológica e do resgate da natureza não poderiam deixar de marcar profundamente o mundo do design também.

Por isso, vemos a temática natural sendo explorada de várias maneiras diferentes na decoração, seja através da aplicação de texturas e desenhos de plantas e animais ou da escolha de cores básicas da natureza, como o verde, marrom e azul, para ornamentar os cômodos. A utilização de materiais naturais em sua forma mais autêntica também é uma forte tendência que traz mais aconchego aos ambientes, podendo ser utilizados para isto as madeiras, pedras, vimes, couros, bambus, palhas, barros, vimes e cerâmicas, entre outros.

Texturas inovadoras

A aplicação de estampas nos mais diversos lugares é uma das tendências de decoração que estão quebrando a monotonia dos ambientes e adicionando mais movimento para qualquer espaço. Além da temática natural, podemos ver a forte presença padronagens disruptivas, como as listras offset, para os ambientes mais modernos. Outra ideia muito utilizada é a combinação entre diversos desenhos em um mesmo cômodo, para romper os padrões e diversificar os diferentes elementos da sua composição.

Cores novas em ambientes monocromáticos

A volta das cores é outra das tendências de decoração que trazem mais vida aos ambientes modernos impessoais explorados nos últimos anos. Aliados aos tons neutros que já vêm sendo muito utilizados, podemos ver novas cores como o neo mint, o purist blue, o cassis, o cantaloupe e o mellow yellou.

Outro conceito que está sendo utilizado para explorar as cores e criar cômodos únicos é o ton sur ton, ou tom sobre tom. Nesta tendência, a ideia é combinar diferentes elementos do ambiente utilizando a mesma cor para vários objetos. Você pode até mesmo combinar a cor da parede com as mobílias, montando um espaço totalmente planejado e único.

Azulejos coloridos

Os azulejos são materiais sempre presentes na decoração de áreas como os banheiros e cozinhas. Para este ano, vemos as cores chegando também para estes elementos, que estão explorando as linhas retas do quadrado em versões muito coloridas – o que abre um leque enorme com diversas possibilidades de composição. Aproveite para adicionar um toque de individualidade e diversão nestes espaços com paredes e pisos em cores de destaque.

Paredes com colagens

A busca por movimento e cores também chega nas paredes. A ideia da gallery wall vem agora na forma de colagens, que podem ser de artes originais, prints, fotos impressas ou um queridinho de longa data dos brasileiros: o lambe-lambe. Assim, esta é outra tendência que oferece grande liberdade criativa para montar um elemento único e deixar a casa com a sua cara.

Sustentabilidade e customização

A onda da sustentabilidade não chega nas tendências de decoração apenas com cores e elementos naturais, mas também com os itens artesanais e customizados. Os móveis e peças de decoração feitas por artistas locais e utilizando materiais reciclados ou naturais são componentes que aumentam a elegância dos espaços com peças únicas e exclusivas, dando um toque de personalização para qualquer espaço.

Plantas e mais plantas

Com toda essa busca por sustentabilidade e meio ambiente, não poderiam ser deixados de lado os elementos mais naturais de qualquer decoração: as plantas. As plantas estão ganhando grande destaque nos ambientes, aparecendo em vasos, em suportes suspensos, em jardins internos e até mesmo em paredes vegetais. Como existem muitos tipos de plantas diferentes, você pode escolher uma com a estética que mais combina com o resto da decoração – mas é importante levar em consideração que ela tenha necessidades de luz e água condizentes com a sua rotina e com a sua casa.

E você, gostou das tendências de decoração que separamos para este texto? Acompanhe o blog da Edificart para ver mais conteúdos sobre decoração e investimento, e visite nosso site para conferir os lançamentos imobiliários disponíveis para você.