21JUN

Um estilo de vida diferente: conheça mais sobre o minimalismo

Embora muitas pessoas ainda conhecem este estilo de vida como uma moda passageira ou exclusivamente como uma tendência de decoração e arquitetura, o minimalismo, quando praticado pelas razões certas, pode beneficiar sua vida significativamente.

Para muitos minimalistas, a filosofia é livrar-se do excesso de coisas e viver a vida com base em experiências, em vez de bens materiais. Neste sentido, é fácil relacionar como ter menos coisas também pode liberar sua vida no aspecto financeiro.

No entanto, o minimalismo é muito mais do que isso. Resumidamente, é uma maneira de organizar os diversos aspectos do cotidiano para ter uma vida focada no que realmente importa, diminuindo as distrações e preocupações dispensáveis para canalizar seu tempo, atenção e energia no que ama e valoriza.

Neste artigo, vamos entender o que é o minimalismo como um estilo de vida e como ele se relaciona com a sua casa. Confira a seguir!

Os benefícios do estilo de vida minimalista

Viver um estilo de vida minimalista é reduzir e melhorar. Existem alguns benefícios óbvios do minimalismo, como menos limpeza e estresse, uma casa mais organizada e mais dinheiro no banco – além de inspirar as mais lindas decorações para a casa.

No entanto, é importante saber que também existem alguns benefícios profundos capazes de mudar as vidas de quem se propõe a viver assim, com valores diferentes dos regidos pelo mercado. Com isso em mente, veja alguns dos principais benefícios do estilo de vida minimalista para a sua saúde e bem-estar:

Crie espaço para o que é importante

Quando limpamos nossas gavetas e armários, criamos mais espaço e paz. Renove a energia dos ambientes para preencher a vida com significado em vez de coisas.

Mais liberdade

O acúmulo de coisas é como uma âncora que nos segura para baixo. Sempre temos medo de perder todas as nossas "coisas". Deixe para lá e você experimentará uma liberdade como nunca antes: a liberdade da ganância, da dívida, da obsessão e do excesso de trabalho.

Menos foco em posses materiais

Todas as coisas com as quais nos cercamos são apenas uma distração, estamos preenchendo um vazio. O dinheiro não pode comprar felicidade, mas pode comprar conforto. Depois que o conforto inicial for satisfeito, é aí que nossa obsessão por dinheiro deve terminar.

É difícil não cair na armadilha do consumismo. Aprecie as coisas, mas também reconheça o que você realmente precisa ou não.

Mais foco na saúde e hobbies

Todo mundo está sempre dizendo que não tem tempo suficiente, mas quantas pessoas realmente param para ver com o que estão gastando seu tempo? Com o estilo de vida minimalista, você deixa para trás preocupações dispensáveis para focar no que realmente ama.

Você poderia passar mais tempo curtindo um dia com seus filhos, se exercitando na academia, praticando ioga, lendo um bom livro ou viajando. O que quer que você ame, você poderia fazer mais, mas, em vez disso, muitas vezes ocupa estes momentos com outras atividades bem menos relevantes e muito mais estéticas.

Mais paz de espírito

Quando nos apegamos a bens materiais, criamos estresse porque sentimos necessidade de nos manter atualizados com os padrões atuais e temos medo de perder essas coisas. Ao simplificar sua vida, você pode perder o apego a estas preocupações e, por fim, criar uma mente calma e pacífica. Quanto menos coisas você tiver com que se preocupar, mais paz você terá.

Mais confiança

Todo o estilo de vida minimalista promove a individualidade e a autoconfiança. Transforme seu cotidiano, foque no que é importante e siga mais confiante em sua busca pela felicidade.

Como ter um estilo de vida baseado no minimalismo

O minimalismo pode assumir muitas formas, e a parte mais importante na sua transição é descobrir a sua forma de aplicar o minimalismo para otimizar sua rotina em direção à sua vida ideal. Você pode tentar viver com poucos bens, pode montar um guarda-roupa compacto ou pode adotar um estilo de vida frugal para trabalhar apenas alguns dias por semana. De forma ampla, os principais pontos gerais são:

1.      Concentre-se no que importa: tempo de qualidade com o que você ama

2.      Ganhe a vida sendo independente das suas coisas

3.      Esteja livre de dívidas pelo consumo excessivo de produtos

4.      Tenha uma programação flexível, focando seu tempo no que é importante

5.      Minimize as distrações e os elementos desagradáveis ​​da vida

Assim, para começar com um estilo de vida mais minimalista, você pode considerar algumas abordagens diferentes. Primeiro, é fácil entender que, para viver um estilo de vida baseado no minimalismo, você precisará de um ambiente simples. A sua casa deve refletir seu estado de espírito e ser o seu principal apoio no cotidiano.

Concentre-se em manter as coisas que você valoriza profundamente e jogue fora as coisas que você não precisa mais. Dê a si mesmo tempo para escolher o que vai embora e o que fica, para garantir que você faça escolhas conscientes sobre o que guarda e o que descarta.

Questione tudo sobre o seu estilo de vida. Repense a carreira, os relacionamentos, as finanças. Viva com consciência e intenção: se tem algo na sua vida que não te deixa feliz e você pode mudar, trabalhe para ir em direção à sua vida ideal! Reivindique seu tempo e simplifique sua rotina para viver a sua vida com o que realmente importa.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre o minimalismo!