07JUL

8 Dicas de como avaliar um imóvel para compra

Seja para morar em um novo lar com a sua família ou expandir o seu patrimônio com um bom investimento, comprar um imóvel é sempre a realização de um sonho. No entanto, na hora de fechar o negócio é comum aparecerem dúvidas sobre como avaliar o preço da propriedade. Afinal, como saber se o negócio realmente vale a pena? Como avaliar um imóvel para saber se o preço a pagar é justo?

Ter uma noção sólida do valor do imóvel é essencial para que você não pague um valor muito fora do custo de mercado que a propriedade vale no momento. Como os bens imobiliários envolvem quantias significativas de dinheiro em suas transações, é importante ter certeza que o preço está de acordo para não sair no prejuízo.

Felizmente, avaliar um imóvel para compra não precisa ser uma atividade tão difícil assim. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir que a sua noção de preço seja fiel à realidade. Neste artigo, vamos falar sobre vários aspectos que você pode levar em consideração na hora de avaliar um imóvel para garantir um negócio justo e seguro.

Avalie a credibilidade da construtora


Não há imóvel que salve um negócio feito com uma empresa irresponsável ou de pouca credibilidade. Tentar comprar uma propriedade das fontes erradas pode ocasionar desde problemas com a documentação até prejuízos financeiros de todo tipo - e muita dor de cabeça para os proprietários. Por isso, o primeiro passo é garantir que a construtora é de confiança e reconhecida pela seriedade com que trata seu trabalho e seus clientes. Você pode entrar em contato com o sindicato em que ela está associada para obter mais informações sobre a empresa, assim como analisar a matrícula do imóvel que está sendo ofertado para garantir que ele está sendo entregue a você da forma correta. Se a propriedade ainda está em fase de construção, confira o memorial de incorporação para ver se tudo está saindo nos conformes.

Faça uma pesquisa de mercado para ter valores comparativos


Uma boa forma de começar a avaliar um imóvel é pesquisar o mercado por propriedades similares. Converse com corretores e utilize a internet para visitar o site de imobiliárias. Use todas as fontes de pesquisa a que você tem acesso e procure criar um “banco de dados” sobre o tipo de imóvel que você está interessado em comprar: analise o preço de cada um, veja que características fazem o valor de um imóvel aumentar em relação aos outros, e use estas informações como base de comparação ao avaliar a propriedade em questão. Mas tome cuidado, pois muitas vezes os preços publicados são um pouco mais altos do que o praticado para haver uma margem de negociação.

Considere vários aspectos diferentes na avaliação


O preço de um bem imobiliário é composto por vários fatores. Ao avaliar um imóvel, você deve levar em consideração vários aspectos diferentes, como as condições de conservação, o tamanho, a idade do empreendimento, número de vagas de garagem, a segurança que oferece e as opções de lazer que ele proporciona, entre outros. É claro que, entre duas propriedades similares e na mesma região, a de maior metragem tenderá a mais valorizada, por exemplo. Mas um imóvel menor e mais novo no mesmo bairro pode ser ainda mais valioso, por todas as vantagens que uma construção recente oferece. Por isso, é importante analisar o contexto do imóvel como um todo ao avaliar seu preço, uma vez que são muitas as variáveis envolvidas.

Consulte vizinhos e corretores


Você pode conversar com vizinhos do imóvel para saber o valor aproximado que pagaram em suas propriedades e perguntar sobre como é a região para quem já está ali. Ter este tipo de visão é bem interessante para saber o que esperar e descobrir pontos negativos antes de fechar o negócio, evitando surpresas desagradáveis depois. Os corretores também podem ter informações importantes a dar para você a respeito da área e do imóvel, então são uma boa adição à sua lista de fontes.

Veja o valor médio do metro quadrado da área


Outro ponto que pode ajudar no momento de avaliar um imóvel é descobrir o valor médio do metro quadrado do bairro em que ele se insere. Você pode conferir esta informação em sites especializados, ou conversando com profissionais da área imobiliária da sua cidade. Saber a média da região é uma boa métrica para conferir se o preço está fugindo muito do praticado no resto da área, para então averiguar os motivos.

Cuidado com os valores especulativos


Existe muita especulação no mercado imobiliário. Não acredite 100% em nenhum dos valores que você ver em sites ou jornais, assim como os preços que outras pessoas podem lhe citar, uma vez que os referenciais de empresas e indivíduos diferentes pode oscilar muito. Para chegar a uma conclusão sólida do valor do imóvel, é importante levar em consideração várias fontes diferentes e analisar de forma conjunta todos estes aspectos.

Negocie descontos por pontos negativos


Avaliar um imóvel não é apenas sobre ver todas as qualidades que ele possui e ir somando para chegar ao valor final. Você deve também identificar os pontos negativos da propriedade, e negociar um valor de depreciação por estes aspectos. Por isso, é necessário estar bem atento às vistorias para observar com cuidado qualquer sinal de más condições, mau funcionamento ou até mesmo danos estéticos.

Conte com ajuda especializada


Se você está com muitas dúvidas a respeito de uma propriedade, não hesite em contratar um profissional para ajudar você a avaliar um imóvel. Existem várias empresas especializadas em analisar o valor de mercado de bens imobiliários, ou você pode contar com a ajuda de um corretor credenciado para estimar o valor do negócio.

Agora você já tem uma boa ideia de como avaliar um imóvel e garantir um bom valor para o seu investimento! Para fazer negócios imobiliários de sucesso, conte com a ajuda de uma empresa de credibilidade no mercado de imóveis. Visite o site da Edificart para conhecer a nossa construtora e veja os lançamentos que estão disponíveis para investimento, e acompanhe nosso blog para mais conteúdos voltados a investidores!