05JUL

Conheça o Bairro Fazenda em Itajaí!

Itajaí é uma cidade conhecida pela sua beleza e qualidade de vida. Localizada ao norte do estado de Santa Catarina, se encontra em uma posição estratégica em relação a vários outros municípios importantes do país.

Com o segundo maior PIB do estado e um dos mais elevados índices de IDH do Brasil, a cidade está em constante crescimento. No entanto, a economia forte e as oportunidades de desenvolvimento profissional não são os únicos atrativos de Itajaí.

Dona de lindas praias e uma natureza abençoada, Itajaí é uma cidade linda de se morar. Tem ruas abertas, vias bem arborizadas, vários espaços verdes para lazer e muitas vistas encantadoras para oferecer aos seus moradores.

Além disso, tem um comércio forte e bem estabelecido, o que garante que os habitantes tenham acesso fácil a qualquer serviço de que precisem. Por estes motivos, cada vez mais pessoas estão se interessando em conhecer a cidade para que sua família também possa ter a felicidade de contar com estes benefícios no seu dia a dia.

Neste artigo, vamos apresentar um dos bairros mais antigos da cidade. Continue lendo e confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o bairro Fazenda e conheça as vantagens que esta região tem a oferecer!

A história do bairro Fazenda em Itajaí


A história do bairro Fazenda é muito antiga, sendo anterior até mesmo à existência da cidade.

O atual bairro Fazenda se localiza nas terras que antigamente eram a sesmaria recebida pelo Tenente Coronel Alexandre José de Azevedo Leão Coutinho em 1793. Nesta área, construiu uma casa grande para residência de sua família, engenhos de farinha e açúcar, e criou extensas plantações.

Com um grande cafezal, um pomar riquíssimo e muita abundância, a propriedade passou a ser conhecida por todos como a Fazenda. Após sua morte, seus filhos e netos foram aos poucos desmembrando as terras da família e vendendo aos interessados.

O passar dos anos trouxe a cidade de Itajaí e a urbanização, cujo início se deu somente a partir de 1824. No entanto, a mais antiga área urbana da cidade mantém o nome original para o bairro histórico, ligando-o aos princípios de Itajaí.

A última área a ser preservada era a parte central, próxima à antiga casa grande da família. Nos anos 1960, o espaço foi finalmente loteado, e a antiga e centenária casa grande da Fazenda foi demolida para abrir espaço à atual Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes.

Um bairro seguro e com ótima infraestrutura


O bairro Fazenda é muito bem localizado dentro da cidade. Com fácil acesso a várias áreas importantes de Itajaí, ele também conta com uma grande infraestrutura para que você possa encontrar tudo o que precisa para o cotidiano da família sem sair de perto de casa.

Um dos diferenciais do bairro é a presença da Univali (Universidade do Vale de Itajaí), uma das universidades particulares de maior prestígio no país. Recebendo estudantes de todo o Brasil e do mundo, a Universidade conta com mais de 23.000 alunos matriculados.

Isso se reflete na população do bairro e na energia da área. De acordo com o censo de 2010, o bairro continha perto de 15.500 habitantes – sendo mais da metade deste número composta por jovens. Além disso, é o quarto bairro mais populoso de Itajaí, atrás apenas dos bairros de Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova.

Outros detalhes importantes a respeito da infraestrutura da região é a presença de vários pontos importantes para os moradores. No bairro, se localizam um relevante terminal rodoviário da cidade, juntamente com grandes comércios como a Havan, o Supermercado Bistek e o Teatro Municipal de Itajaí, entre outros.

Natureza e tranquilidade para a sua família


A beleza do bairro também é um aspecto notável. Com praças e ruas arborizadas e bem cuidadas, é um lugar ótimo para passeios em família e exercícios ao ar livre. Nele, se localiza um dos mais belos pontos turísticos da cidade, a Beira Rio.

Além disso, é um bairro residencial calmo e agradável, com belas casas e uma vizinhança de clima cordial e amigável. É o lugar perfeito para quem busca viver em uma área tranquila e bonita, próxima à natureza e com muita comodidade.

Gostou de conhecer mais sobre o Bairro Fazenda de Itajaí? Para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter.