28JUN

Decoração: dicas simples para um ambiente elegante

O lar é a primeira identidade de uma pessoa: como você vive e a decoração do seu espaço podem revelar muito sobre sua vida, sua personalidade e o conforto de que dispõe no dia a dia. Ao contrário do que muitos pensam, uma casa bem decorada não é apenas um ambiente elegante e bonito para receber visitantes, mas sim um espaço íntimo capaz de oferecer ainda mais bem-estar e qualidade de vida para a sua família.

Por isso, saber como decorar a casa é essencial para garantir todo o conforto e comodidade que ela tem a oferecer, e adicionar seu próprio toque de personalidade é o que faz aquele espaço se tornar realmente o seu lar. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em traduzir as suas preferências em um visual elegante e harmônico, pois o design de interiores pode parecer um tanto quanto desafiador para quem não está acostumado.

Pensando nisso, trouxemos para você algumas sugestões profissionais que irão facilitar o seu trabalho. Neste artigo, compilamos algumas dicas e truques simples de como deixar qualquer ambiente mais elegante e sofisticado. Confira a seguir e transforme sua casa no lar que sempre sonhou!

Dê atenção às cores

A cor da pintura é talvez uma das decisões mais difíceis de se fazer ao decorar um ambiente, especialmente quando a decoração restante será baseada na paleta de cores. No entanto, se você procura elegância, existem certas cores que adicionam sofisticação instantânea à sua casa.

Na hora de escolher uma paleta, opte por uma dessas duas opções de cores: ousado e dramático ou tons suaves e discretos. Você pode tanto escolher uma ou duas cores fortes para criar a decoração com base nestes tons e harmonizar o ambiente entre elas, quanto trabalhar com tonalidades neutras e complementares para criar um efeito sofisticado e confortável – tudo depende simplesmente da sua preferência pessoal para adequar o ambiente à sua personalidade.

Abuse dos espelhos

Os espelhos são um ótimo acessório que pode alterar completamente a aparência de uma sala. Se você deseja que seu quarto tenha uma aparência elegante, espaçosa e limpa, escolha espelhos de tamanhos diferentes com molduras bonitas e sofisticadas.

Essas superfícies reflexivas têm uma aparência limpa, passando uma sensação agradável e ajudando a tirar maior proveito da sua iluminação. Você pode usar essa ideia em sua sala de estar, lavabo e quarto também. Um espelho é sempre um bom investimento em design.

Use conceitos do minimalismo

O minimalismo é uma grande tendência agora, capaz de agregar um efeito elegante e sofisticado para qualquer ambiente. Na hora de decorar, escolha cores neutras que tenham o mesmo tom para criar um belo visual minimalista.

A principal vantagem deste tema é que você pode adicionar diferentes estilos de móveis sem que pareçam deslocados: o truque é encaixar todos em uma mesma paleta de cores e trabalhar com poucos itens, evitando acumular distrações para focar nos móveis e decoração escolhidos a dedo. Qualquer móvel ou objeto de decoração pode ser facilmente adicionado em um tema minimalista.

Traga mais verde para o seu lar

As plantas são itens coringa que vão bem em qualquer ocasião, trazendo mais vida e beleza para todo e qualquer espaço. Adicionar pequenas plantas à sua casa, seja na varanda, área de estar, cozinha ou mesa de estudo, modificará instantaneamente a aparência da área.

Incluir pequenas plantas à decoração de uma sala quebrará a monotonia e atrairá a atenção das pessoas. Escolha espécies que se adaptam bem à sua rotina e ao ambiente da sua casa, equilibrando a estética da planta com o seu potencial de mantê-la sempre bem cuidada para que ofereça toda a beleza e elegância de que é capaz.

Almofadas são boas aliadas

As almofadas podem ter dois propósitos: um se forem escolhidas corretamente, podem aumentar significativamente o fator de elegância de qualquer espaço; e dois, elas fornecem um pouco mais de conforto e oferecem uma sensação aconchegante e convidativa em seus ambientes.

Escolha almofadas com formatos diferentes dos convencionais e faça jogos com diferentes tamanhos. Você também pode aproveitar as almofadas para adicionar mais texturas à decoração, escolhendo tecidos com uma estética rica para deixar o ambiente ainda mais interessante e elegante.

Abra espaço

Um ambiente que não está desordenado terá automaticamente uma aparência limpa e sofisticada. Para isso, não acumule vários itens no seu espaço. Inclua na decoração as peças essenciais e tente combinar uma com a outra. Em uma sala onde há muitos acessórios, o visual passa uma sensação de sufocamento e desorganização.

Use padrões, mas com moderação

Os padrões podem adicionar facilmente um toque especial ao seu ambiente e é uma das ideias mais populares de interiores. No entanto, incluir muitos padrões pode arruinar completamente a estética da sua casa.

Inclua uma manta que tenha algum padrão exclusivo, um tapete, um quadro ou uma capa de almofada, por exemplo – mas não todos ao mesmo tempo. Lembre-se de que muitos padrões farão com que sua sala pareça lotada e desorganizada.

Gostou das nossas dicas? Para receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter, cadastre suas preferências e pronto!