Novo conceito de morar: a tendência dos apartamentos grandes

Ao decidir comprar um imóvel, seja para morar ou para investir, é muito comum ter dúvidas quanto a que tipo de propriedade adquirir. Para ajudar nesta decisão, é bom procurar entender o tipo de imóvel que melhor atende às suas expectativas e estar atento às tendências do mercado. Por isso, elaboramos este artigo para apresentar uma das tendências mais fortes do momento para o futuro: os apartamentos grandes.

A pandemia trouxe várias mudanças para a rotina de pessoas ao redor do mundo inteiro.

Com as experiências vividas em questão do distanciamento social, isolamento na própria residência e trabalho remoto em modelo de home office, sua visão da casa e das suas necessidades de habitação também sofreram alterações.

Como consequência, é possível ver reflexos no mercado com a esta nova tendência no conceito de morar.

No lugar de empreendimentos que priorizam as áreas de lazer e oferecem unidades residenciais de tamanho reduzido, os apartamentos grandes estão ganhando cada vez mais destaque para os consumidores, que estão demonstrando terem necessidade de espaços individuais maiores para as suas famílias.

Vamos falar um pouco mais sobre esta nova tendência na área da moradia neste artigo. Confira a seguir por que as pessoas estão procurando por apartamentos grandes e as vantagens que este tipo de imóvel pode oferecer para a sua família.

Mais espaço para a família

Não há dúvidas: com a pandemia, as pessoas passaram a dar mais valor ao espaço dos seus lares.

Em uma pesquisa realizada em São Paulo pela Loft, mais de 1.400 consumidores e corretores foram ouvidos em busca de entender os impactos do coronavírus no mercado imobiliário.

Como resultado, quase metade dos entrevistados manifestou ter desejo de mais espaço dentro das suas casas, sendo que 45% dos participantes afirmou que passar mais tempo em casa despertou seu interesse por apartamentos grandes.

O reconhecimento da varanda

Com as políticas de distanciamento social e o cuidado com aglomerações, as pessoas têm tido muito menos oportunidades de caminhar ao ar livre, tendo contato com o sol e a natureza.

A falta de mobilidade evidenciou a necessidade destes elementos dentro de casa, o que também tem impactado na dinâmica do mercado imobiliário.

Segundo um levantamento da ImovelWeb, a procura por imóveis com varanda cresceu 128% apenas em maio deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Neste sentido, a metragem ampla dos apartamentos grandes é valorizada por poder comportar espaços de varanda confortáveis, além de permitir mais facilmente a adaptação de outros elementos importantes no momento, como uma área de jardinagem, uma pequena horta domiciliar e janelas grandes para uma boa vista da área externa.

Trazer o verde para dentro de casa ajuda a aumentar o bem-estar dos ambientes, enquanto a conexão com o exterior ajuda a diminuir a sensação de confinamento e aumentar a qualidade de vida dos moradores.

A importância de uma boa cozinha

O protagonismo de uma cozinha de qualidade volta a ter destaque no mercado. Com menos oportunidades para pegar lanches na rua e comer em restaurantes, a população tem voltado a passar mais tempo neste ambiente e preparar as refeições da família por conta própria.

Por isso, os apartamentos grandes com cozinhas espaçosas vêm sendo mais procuradas pelas pessoas, que buscam ambientes confortáveis e bem equipados para compartilhar mais tempo em família durante o isolamento e até mesmo receber os amigos para encontros ao final da pandemia.

De tendência a realidade: a necessidade do espaço de home office

Muitas empresas suspenderam suas atividades no escritório e se adaptaram à rotina de home office. Com isso, grande parte dos negócios percebeu que consegue operar perfeitamente com este modelo.

Uma pesquisa da Buildings, que foca no monitoramento de escritórios corporativos, afirma que 80% das empresas de São Paulo acreditam que terão escritórios menores a partir deste momento.

Assim, o home office criou uma nova necessidade de ter espaço dentro de casa para criar um ambiente de trabalho adequado, bem iluminado e silencioso – e, preferencialmente, separado das áreas de lazer e descanso.

A valorização dos imóveis residenciais

Com as mudanças na dinâmica de trabalho das empresas e o reconhecimento da importância dos espaços de casa, o processo que se percebe no mercado é a valorização dos imóveis residenciais.

Desta forma, é possível observar o aumento na busca por casas maiores em detrimento dos espaços de escritório, que deverão ser cada vez menores.

Em especial, pode-se destacar os apartamentos grandes, com amplos espaços internos e boa relação com o ambiente exterior, além de localização privilegiada com facilidade de acesso a todos os serviços no entorno.

O que você achou destas mudanças no mercado causadas pela pandemia? Veja a seguir nosso artigo Entendendo o valor por m² de um imóvel e descubra como avaliar o preço dos imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quatro =

plugins premium WordPress

Tenho interesse