20MAI

O que considerar para comprar seu primeiro imóvel

Comprar o primeiro imóvel é o principal objetivo de muita gente. A realização deste sonho significa ter mais liberdade e segurança financeira, deixando para trás os dias de pagar aluguel para investir seu dinheiro em um bem que irá prover mais estabilidade para o futuro da sua família.

Mas, apesar de ser um momento muito positivo, é importante manter os pés no chão. Os imóveis são bens duráveis que envolvem quantias significativas de dinheiro e, portanto, provavelmente ficarão com você por bastante tempo. Por isso, é essencial estudar bem a compra e pesar com cuidado cada aspecto do negócio para tomar uma decisão bem pensada.

Desta forma, você não deve se deixar levar pela emoção de encontrar um imóvel atraente. É necessário analisar vários fatores para definir racionalmente se aquela é realmente uma propriedade adequada para atender as suas expectativas e necessidades.

Veja a seguir 7 aspectos que você deve levar em consideração para garantir uma boa escolha ao comprar seu primeiro imóvel.

Escolher uma boa localização

A localização é sempre um dos itens mais importantes de qualquer bem imobiliário. Para o seu primeiro imóvel, isto não é diferente. Diferentes localizações podem influenciar profundamente na qualidade da sua rotina e no seu potencial de venda, caso decida trocar de imóvel no futuro.

Assim, dê preferência por imóveis bem localizados, que possuam fácil acesso a transporte público e sejam próximos de serviços importantes, como um mercado e uma farmácia. É necessário encontrar um equilíbrio entre escolher uma área tranquila e segura para a sua família, enquanto tem facilidade para chegar ao trabalho e possui acesso a toda infraestrutura de que precisa.

Avaliar as condições da propriedade

Ninguém quer que o seu primeiro imóvel tenha problemas de infiltração ou rachaduras na parede, não é mesmo? Preste bastante atenção nas visitas para qualquer sinal de más condições ou de maus cuidados. Você pode pedir para o proprietário ou construtora corrigir estes problemas antes de fechar a transação, ou pedir um desconto no valor pela necessidade de reparos.

Entender suas necessidades e prioridades

Existem muitos imóveis diferentes no mercado, e é fácil se deslumbrar com a quantidade de opções disponíveis. Por isso, é importante definir com antecedência o que você procura no seu primeiro imóvel para evitar se deixar levar e perder tempo ou dinheiro com imóveis que podem não ser ideais para a sua família. Estabeleça algumas linhas gerais do que você precisa e se atenha a estes critérios de busca para fazer uma escolha certeira.

Estudar o preço e condições de pagamento

Como estamos tratando do seu primeiro imóvel, há grandes chances de que você não tenha uma base de preço muito sólida para comparar com o valor do imóvel em que está interessado. Neste sentido, a dica é fazer uma pesquisa de mercado para conferir os preços sendo praticados por imóveis similares ao seu em áreas parecidas da cidade. Assim, você adquire mais noção do real valor da sua propriedade e pode até mesmo negociar por um preço mais justo com o proprietário ou construtora.

Outra dica importante é estudar suas condições de pagamento. Os juros cobrados pelo financiamento podem variar significativamente de uma instituição para a outra, então vale a pena consultar várias para conseguir o crédito pelo melhor valor. Além disso, quanto mais você conseguir quitar à vista, melhor: maiores serão as chances de conseguir um desconto no preço e menores serão as parcelas restantes, permitindo que você termine de pagar o seu imóvel em menos tempo.

Focar na segurança para investir no primeiro imóvel

Investir no seu primeiro imóvel deve ser o momento de aplicar o seu dinheiro em um bom lar e em estabilidade financeira para o futuro da sua família. Para que isso seja possível, é necessário focar na segurança da transação. Sempre mantenha uma quantia de dinheiro guardada para lidar com possíveis imprevistos ou emergências, e não se deixe pressionar para tomar uma decisão impulsiva. Tenha a saúde e segurança da sua família sempre como prioridade em todas as definições que tiver de fazer pelo caminho.

Pensar sempre no futuro

Outro aspecto importante a considerar ao comprar seu primeiro imóvel é o futuro. Você não deve pensar apenas nas necessidades atuais da sua família, mas também fazer uma estimativa das potenciais mudanças que podem vir a ocorrer nos próximos anos.

Por exemplo, de nada adianta escolher um imóvel próximo ao seu local de trabalho se você não tem perspectiva de ficar lá por mais 10 anos. Da mesma forma, não faz sentido escolher um apartamento pequeno se pretende ter filhos. Reflita sobre a possibilidade de comprar mais um carro, de adquirir um animal de estimação ou mesmo de trazer parentes idosos para morar com você. Todas estas mudanças podem justificar a escolha de imóveis diferentes, que serão capazes de atender melhor às necessidades da sua família em cada caso.

Escolher bem em quem confiar

Problemas com a documentação podem fazer o sonho de comprar seu primeiro imóvel se tornar uma grande dor de cabeça e causar várias despesas extras com a regularização. Para evitar este tipo de situação, tome bastante cuidado ao escolher seu parceiro de negócios. Procure por uma empresa de credibilidade no mercado para garantir que estará lidando com profissionais sérios e terá toda a assistência que precisar para adquirir seu imóvel dos sonhos com toda a tranquilidade de estar fazendo um bom negócio.

Para comprar o seu primeiro imóvel com segurança e satisfação, conte com a Edificart! Visite nosso site para conferir os empreendimentos disponíveis para investimento e conhecer nossos futuros lançamentos. Esperamos você!