Sustentabilidade nos dias atuais

A sustentabilidade é uma grande palavra, em voga nos mais diferentes círculos: segundo o relatório do Google, mais pessoas pesquisam pelo termo “sustentabilidade” do que por “Star Wars” ou “Steve Jobs”. No entanto, apesar da sua popularidade, a sustentabilidade nos dias atuais ainda é muito negligenciada, especialmente por quem tem dificuldade em aplicar este conceito na vida moderna.

Dentro do tema, há desenvolvimento sustentável, agricultura sustentável, roupas sustentáveis, design sustentável, gestão sustentável de resíduos… a lista é infinita. É fácil ficar sobrecarregado com a palavra da moda e esquecer o que o conceito realmente significa.

Além disso, as aplicações do termo já mudaram muito ao longo dos anos. Com isso, a sustentabilidade nos dias atuais é um conceito muito mais evoluído do que era em suas primeiras aparições – enquanto se torna cada vez mais urgente e importante.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é a sustentabilidade nos dias atuais, como se deu a evolução do tema e descobrir como ter uma rotina mais sustentável pode ser mais fácil do que parece. Confira!

O que é sustentabilidade?

No Relatório Brundtland, as Nações Unidas definiram desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que satisfaz as demandas atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias. Baseia-se no pressuposto de que os recursos são finitos e devem ser usados ​​com moderação e sabedoria para garantir que haja o suficiente para as gerações futuras, sem reduzir os padrões de vida atuais.

Assim, resumidamente, buscar a sustentabilidade é criar e manter as condições sob as quais os seres humanos e a natureza possam existir em harmonia produtiva para apoiar as gerações presentes e futuras. Claramente, é um conceito amplo e expansivo.

Trata-se de manter tudo o que precisamos e as gerações futuras precisarão, para sobreviver em nosso planeta – portanto, o movimento de sustentabilidade também é um conceito amplo e expansivo. No entanto, podemos falar de três principais pilares que definem a sustentabilidade nos dias atuais:

Sustentabilidade Ambiental

A integridade ecológica é mantida, todos os sistemas ambientais da Terra permanecem em equilíbrio enquanto os recursos naturais dentro deles são consumidos pela sociedade a uma taxa em que são capazes de se reabastecer naturalmente.

Sustentabilidade Econômica

Comunidades humanas em todo o mundo são capazes de manter sua independência e têm acesso aos recursos de que precisam, sejam financeiros ou outros, para atender às suas necessidades. Os sistemas econômicos se mantêm saudáveis e as atividades de trabalho estão disponíveis para todos, como fontes seguras de sustento.

Sustentabilidade Social

Direitos humanos universais e necessidades básicas são garantidos a todas as pessoas, que têm acesso a recursos suficientes para manter suas famílias e comunidades saudáveis ​​e seguras. Comunidades saudáveis ​​têm direitos trabalhistas e culturais respeitados e todas as pessoas são protegidas da discriminação.

A evolução da sustentabilidade nos dias atuais

Não é fácil identificar quando a sustentabilidade se tornou um movimento importante. Afinal, muitas comunidades indígenas em todo o mundo viviam em “harmonia produtiva” com seus ambientes antes da interferência externa dos seus colonizadores.

No entanto, quando o assunto é sustentabilidade nos dias atuais, podemos traçar mais claramente o caminho percorrido. Ainda no século 19, a Revolução Industrial trouxe grandes avanços tecnológicos como ferrovias, cidades modernas e fábricas que dependiam de fontes de energia como petróleo e carvão.

Mas, como consequência, todos esses avanços tiveram um preço: superpopulação, poluição, doenças. Percebendo a gravidade dos impactos negativos que os hábitos de crescimento e consumo da sociedade criaram, um movimento com foco na sustentabilidade e na proteção do meio ambiente passou a ganhar força aos poucos – até chegar nos tempos atuais.

Então, é aqui que nossa linha do tempo começa.

Inicialmente, os esforços em prol de uma “sustentabilidade” eram pontuais e pouco planejados. Basicamente, iniciativas para proteger áreas naturais e reflorestar espaços desmatados. No entanto, a importância da sustentabilidade cresceu gradativamente, conforme grandes organizações globais demonstraram sua preocupação e interesse em delinear parâmetros para que a sociedade se desenvolvesse de forma mais saudável, diminuindo os impactos negativos de nossa presença nos recursos naturais.

Assim, após a Segunda Guerra Mundial, a ONU realizou a primeira Conferência Científica da ONU sobre Conservação e Utilização de Recursos, ocorrida em 1949. Nela, centenas de especialistas de todo o mundo se reuniram para discutir como conservar recursos como terra, água, vida selvagem e energia. Foi o primeiro passo de muitos.

Por muitos anos, a Conferência da ONU serviu de base para o desenvolvimento de normativas e atos em prol da sustentabilidade ao redor do mundo. Então, em 1972, a ONU realizou sua Conferência sobre o Meio Ambiente Humano. Após a Conferência Científica da ONU de 1949 sobre Conservação e Utilização de Recursos, esta conferência de 1972 foi uma das primeiras reuniões globais para discutir o meio ambiente, conservação e sustentabilidade.

Como resultado da conferência, o Programa Ambiental da ONU (UNEP) foi formado, com o propósito de ajudar os países em desenvolvimento a criar políticas sustentáveis ​​e ecologicamente corretas. Em 1987, a ONU publicou Our Common Future, um artigo também conhecido como Relatório Brundtland. O objetivo do documento era encorajar os países a trabalharem juntos no desenvolvimento sustentável.

A partir daí a sustentabilidade vai ganhando valor não apenas para os governos, com o desenvolvimento de políticas ecológicas, mas também para a população. A cada ano, a conscientização sobre o tema aumenta, e a preocupação em ter uma rotina sustentável se torna mais evidente. Assim, a sustentabilidade nos dias atuais é um assunto muito mais elaborado do que era em seus primeiros dias – mas ter uma vida sustentável pode ser mais fácil do que você imagina.

A importância da sustentabilidade no dia a dia

Em nosso dia a dia realizamos pequenas ações que impactam o meio ambiente e o nosso bolso. Em casa, no trabalho, na rua, nas compras, na cozinha, nas horas de lazer… Quase todas as atividades que desenvolvemos em um dia normal são passíveis de serem feitas da forma menos nociva para o ambiente e menos onerosa para as finanças domésticas.

Assim, não poderíamos falar da sustentabilidade nos dias atuais sem falar de uma rotina mais sustentável. Uma vida sustentável é a prática de reduzir sua demanda por recursos naturais, certificando-se de substituir o que usa da melhor maneira possível.

Às vezes, isso pode significar não optar por consumir um produto feito com práticas que não promovem a sustentabilidade, e às vezes significa mudar a forma como você faz as coisas para que sejam mais sustentáveis. Desta forma, é uma oportunidade para as pessoas adotarem ações para uma vida sustentável que podem reduzir sua pegada de carbono e impacto ambiental, através de mudanças em seu estilo de vida.

Medidas simples como usar o transporte público com mais frequência, reduzir o consumo de energia e tornar-se mais ecologicamente correto podem contribuir muito para reduzir o impacto ambiental e tornar este planeta um lugar limpo e seguro. Algumas dicas importantes para praticar a sustentabilidade nos dias atuais são:

  •       Se torne um membro de uma horta comunitária, ou comece sua própria horta em casa;
  •       Pratique o minimalismo, diminuindo os hábitos de consumo excessivo;
  •       Utilize luzes mais eficientes, e instale timers para que não fiquem acesas sem necessidade;
  •       Pratique a reciclagem, com coleta seletiva de resíduos;
  •       Utilize transporte coletivo ou alternativo, como bicicletas ou caminhadas;
  •       Otimize a luz do dia nas suas atividades diurnas;
  •       Utilize tecnologias e materiais sustentáveis;
  •       Incentive as empresas a investirem em sustentabilidade, apoiando negócios sustentáveis.

A sustentabilidade na arquitetura

Por definição, a arquitetura sustentável busca alavancar tecnologias, produtos e técnicas que reduzem o consumo de água e energia, além de melhorar a qualidade de vida humana promovendo a saúde e o bem-estar dos ambientes naturais.

No entanto, não é apenas isto: é criar espaços e moradias que promovam uma vida mais sustentável, facilitando a realização de atividades com redução no consumo de energia e com práticas favoráveis à sustentabilidade nos dias atuais.

Por isso, a Edificart emprega em seus projetos diversas soluções e tecnologias pensadas para tornar a sua rotina mais sustentável sem diminuir o conforto e elegância que sempre trazemos em nossos empreendimentos.

Visite nosso site e conheça os detalhes de nossos lançamentos – são residenciais com hortas e pomares comunitários, grande utilização de iluminação e ventilação naturais, bicicletas compartilhadas para os moradores, e muito mais! Esperamos você!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse